Kenseth garante vitória em Phoenix em definição dos finalistas na decisão da Cup Series 2017

Foram confirmados os quatro finalistas da Nascar Cup Series que disputarão o título em Homestead no próximo domingo (19), que são os pilotos Kevin Harvick e Kyle Busch, Martin Truex Jr. e Brad Keselowski. A vitória pela penúltima etapa dos playoffs, ficou com Matt Kenseth. O piloto da Joe que irá se aposentar no final do campeonato, encerrou um jejum de 51 provas sem vencer, obtendo sua 39ª vitória na categoria.

Saiba os detalhes da prova

A etapa que definiu o último classificado para a grande final da Nascar Cup que será na pista de Homestead, em Miami. O panorama da corrida em Phoenix foi marcado por emocionantes disputas ao longo de 312 voltas. A vitória foi do experiente Matt Kenseth conquistando seu primeiro triunfo neste ano, quando superou Chase Elliott, que brigava pela passagem para a final da fase de playoffs em disputa pelas voltas finais. O piloto da Hendrick Motorsports competindo com motor Toyota e ao ter largado em sétimo no grid fez uma revanche diante de Denny Hamlin, que o tirou da corrida de Martinsville. O carro número #24 deu alguns pequenos toques no competidor do chassi #11, antes de tocar de maneira mais forte, levando Hamlin ao muro do circuito.

Em seguida, a carenagem do Toyota raspava no pneu traseiro esquerdo, antes do piloto da equipe Joe Gibbs perder o controle e ir parar no muro. Quem não tinha nada com isso, e não fez uma boa corrida, foi Brad Keselowski, que se garantiu pela pontuação, já que Hamlin e Elliott ficaram sem obter o triunfo necessário para obter o acesso na grande final da Nascar. A vaga veio somente com o resultado pela 16ª posição. O resultado em Phoenix confirmou a vitória de Kenseth, com Chase Elliott na segunda posição, na terceira colocação ficou Martin Truex Jr, Erik Jones cruzou em quarto e finalizando os cinco primeiros apareceu Kevin Harvick.

Dessa forma, os classificados para grande decisão são: Kyle Busch, ao vencer em Martinsville, Kevin Harvick, que levou a melhor na prova do Texas, além de Martin Truex Jr. e Brad Keselowski pelo fator dos pontos. Na próxima semana, dentre os quatro pilotos com pontuação igual de 5000 pontos, quem chegar na frente será de fato o campeão da temporada 2017. Truex é o único que ainda não possui um título da categoria principal, enquanto que os outros três competidores lutam pelo bicampeonato.

A prova decisiva de Homestead-Miami acontece às 17h30 (Brasília).