Jimmie Johnson vence mais uma no Texas

Para Jimmie Johnson, foi como qualquer outro dia em Cowtown. No domingo, o hexacampeão da NASCAR Sprint Cup completou uma varredura nas corridas no Texas deste ano, ultrapassando Brad Keselowski com três voltas para o final para vencer a AAA Texas 500 pelo quarto ano consecutivo.

Johnson manteve seu recorde perfeito, vencendo uma corrida no Chase da NASCAR Sprint Cup pela 12ª temporada consecutiva. Sua quinta vitória deste ano também registra sua sexta no Texas – incluindo as últimas três na sequência – e a 75ª da sua carreira, deixando-o uma vitória atrás de Dale Earnhardt, que é o sétimo na história da categoria.

Johnson, que liderou seis voltas, se aproximou de Keselowski através das últimas 18 voltas em bandeira verde, finalmente fazendo uma manobra decisiva na volta 331.

“Eu apenas mantive pressão sobre ele”, disse Johnson, que foi eliminado do Chase na rodada de abertura.

Para o Team Penske, por outro lado, a corrida de domingo poderia ser apelidada de Decepção 500. Precisando de uma vitória no Texas ou Phoenix depois do acidente em Martinsville com Matt Kenseth, Joey Logano abandonou na volta 9, explodindo o pneu traseiro esquerdo e destruindo a traseira do seu carro.

Logano terminou em 40º, 68 voltas atrás, e permaneceu em último entre os oito elegíveis para seguir no Chase para a última corrida da Rodada de Eliminação em Phoenix, onde ele precisa vencer no próximo domingo para avançar à Rodada do Campeonato.

O destino esperou muito para desfazer as chances de vitória de Keselowski, que liderou 312 das 334 voltas, mas terminou na segunda posição, 1.083s atrás de Johnson.

Keselowski segurava uma liderança de dois segundos sobre Martin Truex Jr. quando a NASCAR deu uma bandeira amarela por conta de detritos a 24 voltas do final. Estes dois pilotos ralaram seus para-lamas logo depois da relargada na volta 317, com Keselowski segurando a liderança até Johnson ultrapassá-lo para vencer entre as curvas 3 e 4.

Kevin Harvick ficou em terceiro, superando dois pneus furados e um câmbio que ele teve que ficar segurando com a mão direita para impedir que o seu carro saísse da marcha correta. O atual campeão da categoria é terceiro no campeonato à caminho de Phoenix, onde ele venceu sete vezes, incluindo as últimas quatro.

Kyle Busch terminou em quarto e assumiu a segunda posição na classificação do Chase, dois pontos atrás de Jeff Gordon, que garantiu sua participação no encerramento da temporada em Homestead-Miami com a vitória no último domingo em Martinsville.

Carl Edwards terminou em quinto, a mesma posição que ele ocupa no campeonato, sete pontos atrás de Truex em quarto, atualmente a última posição que garante vaga para a fase final da disputa pelo título. Depois do contato com o Ford de Keselowski, Truex caiu de segundo para oitavo nas voltas finais.