Valentino Rossi faz a pole em Motegi após erros de Márquez

O piloto da Yamaha Valentino Rossi conquistou a pole position para o GP do Japão depois que Marc Márquez, da Repsol Honda, cometeu uma sequência de erros durante a classificação em Motegi.

Márquez estava na primeira colocação logo nos momentos iniciais da sessão, mas abandonou sua primeira tentativa na segunda sessão depois de um primeiro setor muito confuso.

Márquez era perseguido por Rossi durante a segunda sessão, mas na curva 11 acabou escapando enquanto o italiano continuo sem cometer erros e cravou o tempo de 1m43,954s apenas 0,180s mais rápido que Márquez.

Márquez tentou responder em sua entrada final, mas devido a bandeira amarela foi obrigado a diminuir na curva 5, deixando a pole nas mãos de Rossi, que estava apenas em sexto antes de marcar um tempo que lhe daria a pole.

É a terceira vez que Rossi conquista a pole position na temporada 2016 da MotoGP. A útilma foi em Mugello ainda em maio.

Jorge Lorenzo recuperado de seu acidente na sessão de treinos que o obrigou a uma “visita” ao hospital, conseguiu a terceira posição à frente da Ducati de Andrea Dovizioso.

Cal Crutchlow teve uma queda na curva 5, mas na volta anterior foi rápido o suficiente para conquistar o quinto lugar, a frente das Suzukis de Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

Héctor Barberá foi o oitavo com sua Ducati, a frente de Pol Espargaró da Yamaha. Fechando o top 10, Danilo Petrucci da Pramac.

O Grande Prêmio do Japão de MotoGP tem início as 3h da manhã desse domingo (horário de brasília) e tem a transmissão ao vivo pela SporTV.