Sepang Team assume vaga da Angel Nieto MotoGP em 2019

O grid da MotoGP deve contar com algumas mudanças, a Sepang Team deve se tornar a equipe satélite da Ducati e substituirá a Angel Nieto Team na próxima temporada.

A SIC (Sepang Internacional Circuit) Racing representará as Yamahas na categoria rainha no próximo ano, cessando a procura do fabricante por um substituto para a equipe satélite de longa data da Tech3, após a sua mudança para a KTM.

A SIC Racing, que é propriedade do Circuito Internacional de Sepang, competiu na Moto3 e Moto2 desde que entrou para categoria em 2014. Escuderia agora faz parte da lista de 11 equipes do MotoGP para temporada de 2019, com Nieto desistindo da sua vaga na categoria rainha.

A equipe de Nieto, criada pelo campeão de 80cc e 125cc, Jorge Martinez, era conhecida como Aspar, recordando o apelido dado à Martinez, antes de ser renomeada em homenagem ao piloto espanhol e falecido, Angel Nieto, ao final da temporada passada.

“A Angel Nieto Racing Team (ANRT) e o Circuito Internacional de Sepang (SIC) chegaram ao acordo pelo qual, a partir da temporada 2019 de MotoGP, a SIC assumirá as duas entradas de MotoGP da ANRT”, afirmou o comunicado da equipe.

“O Sr. Jorge Martinez ‘Aspar’ assumirá a posição de conselheiro desportivo desta nova equipe de MotoGP.”

Desde que se juntou ao MotoGP em 2010, a equipe de Martinez foram responsáveis por pilotarem a Ducati, Honda e Aprilia, mas nunca conseguiram um pódio na categoria rainha, embora Eugene Laverty e o atual piloto Alvaro Bautista tenham conquistado um quarto lugar.

O acordo entre a Yamaha e a SIC Racing deverá durar até ao final de 2021, com o fabricante anunciando em breve que  os dois lados assinaram um memorando de entendimento.

É amplamente esperado que o estreante da Marc VDS Honda, Franco Morbidelli, esteja a bordo de uma das motos da SIC Racing no próximo ano, mas existe uma incerteza em relação ao seu companheiro. Dani Pedrosa, da Honda MotoGP, há muito tempo é considerado um dos favoritos para vaga.

Mas Pedrosa, que anunciará seu futuro em Sachsenring na próxima semana, também está analisando uma possível aposentadoria.