Rossi supera Lorenzo para conquistar a pole em Jerez

Valentino Rossi conseguiu num esforço de última hora conquistar a pole-position ao superar seu companheiro de Yamaha, Jorge Lorenzo, no GP da Espanha em Jerez.

Lorenzo e Marc Marquez, da Honda, gradualmente foram diminuindo a melhor marca durante a sessão de 15 minutos, com o atual campeão liderando com 1:38.858.

Lorenzo parecia ter a pole assegurada até Rossi conseguir cravar 1:38.736 para pular para a frente do pelotão.

Nem Lorenzo, nem Marquez, conseguiram responder, com Rossi terminando a sessão com uma vantagem de 0.122s, com Marquez terminando 0.033s atrás do seu compatriota.

Andrea Dovizioso foi quarto pela Ducati, oito décimos atrás de Rossi, ao superar Maverick Viñales, da Suzuki, por apenas um milésimo de segundo.

Aleix Espargaró terminou apenas sete milésimos atrás do companheiro Viñales, enquanto Dani Pedrosa, na outra Honda, foi apenas sétimo.

Pol Espargaró foi oitavo pela Tech 3, à frente de Héctor Barberá, Cal Crutchlow, Andrea Iannone e Loris Baz.

A Aprilia perdeu por pouco uma vaga no Q2 já que Álvaro Bautista classificou-se na 13ª posição, enquanto as dificuldades de Bradley Smith continuaram com sua 14ª posição.

Eugene Laverty superou seu companheiro de Aspar, Yonny Hernandez, para conseguir a 15ª posição, enquanto a Pramac teve um dia difícil, com Scott Redding e Michele Pirro apenas em 17º e 20º, respectivamente.

Eles foram separados pela Aprilia de Stefan Bradl e Jack Miller, da Marc VDS, enquanto o seu companheiro australiano Tito Rabat conseguiu a 21ª posição.

O GP da Espanha será realizado neste domingo a partir das 9h (horário de Brasília).