Rossi sobre Marquez: “Suas atitudes destroem nosso esporte”

Valentino Rossi atacou Marc Marquez, rival na MotoGP, depois do confronto na Argentina, dizendo que o atual campeão “destrói a imagem do esporte”.

Rossi e Marquez têm uma relação conturbada como resultado de uma série de controvérsias em pista nos últimos anos e eles voltaram a ter um embate na corrida de domingo no Autódromo Termas de Rio Hondo.

Marquez abriu demais na Curva 13 nos estágios finais e fez com que Rossi saísse da corrida. Marquez recebeu uma penalidade de 30 segundos pelo lance, e Rossi não se conteve com o resultado, dizendo que suas ações são prejudiciais para a MotoGP.

“Esta é uma situação muito ruim, porque ele acaba com a imagem do nosso esporte, poque ele não tem nenhum respeito por seus rivais, nunca”, disse Rossi. “Quando você está a 300 km/h na pista, você tem que respeitar seu rival, tem que ser forte, você tem que fazer o máximo”.

Rossi disse que Marquez – que antes de sua colisão foi forçado pela direção de corrida a ceder posição após um confronto com Aleix Espargaró, da Aprilia – vinha pilotando agressivamente durante todo o fim de semana na Argentina. Ele passou a acusar o piloto da Honda de deliberadamente tentar derrubar seus rivais.

“Se você pegar o que aconteceu neste fim de semana – um por um, podia ter acontecido com todo mundo. Você pode cometer um erro na frenagem, você pode tocar o outro cara – isso acontece – isso é corrida”, disse ele. “Mas a partir de sexta-feira de manhã, ele fez com (Maverick) Vinales, (Andrea) Dovizioso.

“Ele fez isso comigo no sábado de manhã – e hoje na corrida ele fez com quatro pilotos, porque ele faz isso de propósito. Não é um erro, porque ele aponta para a perna – entre a perna e a motor – porque ele sabe que não vai bater, mas você falha – ele quer que você caia.

“Então, se você começar a jogar assim, você eleva o nível para um ponto muito perigoso. Porque se todos os pilotos correrem assim, sem qualquer respeito pelos rivais, este é um esporte muito perigoso e terminará de maneira ruim”.

Rossi e sua equipe Yamaha foram para a direção da corrida imediatamente ao término – e o italiano disse que os oficiais tinham “uma grande responsabilidade” para impedir que Marquez continuasse a “se comportar assim”.

Ele acrescentou: “Estou com medo – fico com medo na pista quando estou perto de Marquez. Estou com medo hoje quando vejo seu nome no quadro, porque sei que ele virá até mim. Você tem que pensar, torcer para não cair”.

Ao falar sobre a situação, Marquez disse: “Sobre isso, claro, estou completamente desapontado. Na minha carreira eu nunca vou direto para um piloto pensado em fazer ele cair – sempre tento evitar, é claro.

“Hoje o que aconteceu com Valentino foi um erro, consequência das condições da pista porque eu tranquei a frente. Mas sobre minha carreira, o que ele disse, acho que ele está errado”.