MotoGP cancela classificatório e Viñales larga da pole-position

A MotoGP cancelou todas as ações de sábado para o GP do Qatar por conta das condições metereológicas em Losail, com Maverick Viñales, da Yamaha, recebendo a posição de honra para a largada.

Fortes chuvas durante a noite de sexta-feira e sábado deixaram o circuito empoçado, e enquanto algumas partes do circuito secaram, outras áreas permaneceram molhadas, com poças de água formando em algumas seções e nas zebras.

Os organizadores da MotoGP repetidamente avaliaram a situação, com uma sessão de 20 minutos de avaliação marcada, antes de eventualmente ser cancelada, enquanto a quarta sessão de treinos livres estava marcada para as 20h30 locais.

No entanto, os fiscais eventualmente optaram por cancelar as atividades de todas as categorias, significando que o grid para a abertura da temporada seria baseado nos tempos combinados dos três treinos livres.

Sendo assim, Viñales largará da pole-position pela primeira vez na sua carreira na MotoGP, tendo cravado o tempo mais rápido do fim de semana durante a primeira sessão de quinta-feira.

Andrea Iannone, da Suzuki, largará da segunda posição, com o atual campeão Marc Marquez fechando a primeira fila do grid.

Johann Zarco, da Tech 3, partirá da quarta posição para sua estreia na MotoGP, na frente de Andrea Dovizioso, da Ducati, Scott Redding, da Pramac, e Dani Pedrosa, companheiro de Marquez na Honda.

O top 10 será completado pelo estreante da Tech, Jonas Folger, Cal Crutchlow, da LCR Honda, e Valentino Rossi, da Yamaha, enquanto Jorge Lorenzo partirá da 12ª posição em sua primeira corrida pela Ducati.

O GP do Qatar está programado para 15h, horário de Brasília (GMT -3).