Marquez vence em Aragão e pode ser campeão na próxima etapa

Marc Marquez, da Repsol Honda, aumentou sua liderança no campeonato da MotoGP com sua quarta vitória da temporada, à frente da dupla da Yamaha, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, no GP de Aragão, na Espanha.

Marquez largou da pole-position, mas caiu para terceiro depois de uma renhida sequência de curvas, brigando com Lorenzo e Maverick Viñales, da Suzuki.

Marquez superou seus rivais na Curva 15 nas voltas subsequentes, mas acabou espalhando muito na Curva 7 na passagem seguinte, caindo para quinto, elevando Viñales para a liderança.

O espanhol logo superou Andrea Dovizioso e Lorenzo, enquanto Rossi conquistava a liderança do seu futuro companheiro de equipe Viñales na Curva 6.

Viñales tentou dar o troco em Rossi, mas acabou espalhando na Curva 1, permitindo Marquez superá-lo e ficar sendo o competidor mais próximo do italiano multicampeão.

Marquez logo chegou em Rossi e dividiu por dentro a Curva 15 para reassumir a liderança, antes de abrir vantagem na liderança pelo resto da corrida.

Rossi acabou ficando para trás de Lorenzo, que superou Viñales numa escapada na Curva 12, deixando o jovem espanhol somente com a quarta posição.

Lorenzo ultrapassou Rossi na reta dos boxes a cinco voltas do final. O italiano permaneceu na cola do seu companheiro e tentou uma manobra na Curva 12 durante a penúltima volta, mas acabou espalhando muito e não obteve sucesso.

Logo em seguida veio Cal Crutchlow, da LCR Honda, superando Dani Pedrosa, da Repsol Honda, e Aleix Espargaró, da Suzuki, para conquistar a quinta posição, enquanto Pol Espargaró foi oitavo na única Tech 3.

A Aprilia confirmou seu recente progresso com Álvaro Bautista ficando em nono e Stefan Bradl completando o top 10.

A Ducati sofreu com um dia ruim já que Doviozoso gradualmente foi perdendo ritmo e sendo ultrapassando para terminar em 11º, com Michele Pirro recuperando-se para terminar em 12º depois de um treino classificatório muito aquém do esperado para a equipe italiana.

Héctor Barberá (Avintia), Eugene Laverty (Aspar) e Nicky Hayden (Marc VDS) completaram a zona de pontuação.

Yonny Hernandez foi 16º, enquanto Danilo Petrucci foi punido por bater com o seu companheiro de Pramac, Scott Redding, na primeira volta.

Redding, que subiu novamente em sua moto, terminou na 19ª posição, atrás de Loris Baz, enquanto o novato Tito Rabat caiu na Curva 2 e foi o único piloto a abandonar a corrida.

Alex Lowes não chegou a largar depois de sofrer uma contusão em seu pé esquerdo num acidente forte durante os treinos livres.

A vitória de Marquez significa que ele aumenta sua vantagem para Rossi no campeonato para 52 pontos e tem uma pequena chance de conquistar o título já na próxima etapa no Japão.

A próxima etapa da temporada será realizada em Motegi entre os dias 14 e 16 de outubro.

  • Boca de sacola

    palmares não tem mundial