Marc Marquez mantém série e conquista pole na Alemanha

Marc Marquez, da Repsol Honda, manteve seu belo histórico no GP da Alemanha ao conquistar sua quarta pole-position da temporada, enquanto seu principal rival na disputa pelo título Jorge Lorenzo foi somente 11º.

Marquez não é batida em Sachsenring desde 2009, seja através de uma volta ou no trem de corrida em qualquer categoria, e cruzou para o topo da tabela de tempos com 1:21.160.

A volta de Marquez foi 0.412s mais rápida do que Héctor Barberá, da Avintia, que conquistou um surpreendente segundo lugar no grid.

Valentino Rossi e Danilo Petrucci cravaram tempos idênticos para assegurar terceiro e quarto lugares no grid pela Yamaha e Pramac, respectivamente.

Pol Espargaró, da Tech 3, superou a Suzuki de Maverick Viñales pela sexta posição, com Andrea Dovizioso, da Ducati, em sétimo lugar, à frente de Aleix Espargaró.

Andrea Iannone, da Ducati, pegou o nono lugar ao recuperar-se de uma queda na Curva 1 durante o início do Q2.

Dani Pedrosa obteve um apagado 10º lugar, num circuito onde ele tem sete pódios na última década pela Honda, enquanto o atual campeão Lorenzo sofreu nesta sessão em sua Yamaha.

O ritmo fraco de Lorenzo nos treinos livres mostrou que ele teria dificuldade no Q1 e ele conseguiu passar por apenas 0.046s, tendo caído na Curva 8.

Lorenzo cravou somente o 11º melhor tempo no Q2 antes de sofrer mais uma queda na Curva 1, a terceira vez que ele cai neste fim de semana, empatando com o seu total de toda a temporada passada.

Lorenzo terminou à frente somente de Yonny Hernandez durante a sessão de 15 minutos.

Cal Crutchlow foi por pouco superado por Lorenzo no Q1 e largará da 13ª posição, à frente dos seus compatriotas Bradley Smith e Scott Redding.

O vencedor de Assen, Jack Miller, errou na Curva 12 e terminou em 16º, enquanto Eugene Laverty dividiu a dupla da Aprilia, Stefan Bradl e Álvaro Bautista.

Loris Baz retornou depois de uma contusão e ficou com a 20ª posição, à frente de Tito Rabat, da Marc VDS.

O GP da Alemanha será realizado neste domingo a partir das 9h, horário de Brasília.