Marc Marquez domina e conquista a pole em Barcelona

Marc Márquez, da Honda, controlou o treino classificatório e emergiu para a pole-position do GP da Catalunha no revisado Circuito de Barcelona.

O acidente fatal de Luis Salom durante o treino da Moto2 levou o campeonato a mudar o traçado para a configuração usada pela Fórmula 1, incluindo as apertadas curvas 10 e 11 e a chicane antes do fim da volta.

Marquez foi o piloto mais rápido durante os 15 minutos de sessão, por fim terminando com 1:43.589, tendo cravado duas voltas suficientemente rápidas para o topo da tabela.

Jorge Lorenzo foi o concorrente mais próximo de Marquez, a 0.467s do seu compatriota, já que a Yamaha sofreu com a inclusão da chicane.

Dani Pedrosa, da Honda, liderou um treino de pilotos separados por menos de um décimo de segundo, já que Héctor Barberá surpreendeu com o quarto lugar pela Avintia, na frente de Valentino Rossi, Maverick Viñales e Cal Crutchlow.

Andrea Iannone e Andrea Dovizioso foram apenas oitavo e 10º pela Ducati, separados pelo piloto da Premac, Danilo Petrucci.

Scott Redding foi 11º, apenas um milésimo atrás de Dovizioso, já Pol Espargaró, da Tech 3, terminou com o pior tempo no Q2.

Aleix Espargaró foi eliminado no Q1 já que ele cravou somente o 13º tempo mais rápido pela Suzuki, à frente de Bradley Smith, da Tech 3, e Michele Pirro, da Avintia.

Yonny Hernandez e Eugene Laverty ficaram em 16º e 17º pela Aspar, o colombiano superando seu companheiro por apenas dois décimos de segundo.

Os pilotos da Aprilia e Marc VDS completaram o grid de 21 motos, com Stefan Bradl levando a melhor sobre Jack Miller em sua última tentativa.

Tito Rabat foi 20º, com Álvaro Bautista no fim do pelotão.

O GP da Catalunha será realizado neste domingo às 9h (horário de Brasília).