Marc Marquez crava com folga a pole-position na Argentina

O atual campeão da MotoGP, Marc Marquez, voou para conquistar a pole-position na Argentina pelo quarto ano consecutivo no Termas de Rio Hondo, enquanto Karel Abraham conquistou um surpreendente segundo lugar.

Marquez superou seus rivais já na fase inicial da sessão, cravando uma volta um segundo à frente dos oponentes, enquanto o circuito gradualmente secava, mas permaneceu suficientemente úmido para os pneus de chuva pelo restante do tempo.

O piloto da Repsol Honda eventualmente conseguiu cravar 1:47.512, que provou ser 0.763s mais rápido do que o restante, que foi liderado por Abraham, da Aspar, que surgiu como surpresa ao assegurar sua estreia na primeira fila.

Cal Crutchlow, da LCR Honda, conquistou a terceira posição, apenas 0.003s atrás de Abraham, enquanto Danilo Petrucci, da Pramac, terminou em quarto, na frente de Dani Pedrosa, que conseguiu passar pelo Q1.

O líder do campeonato Maverick Viñales não conseguiu manter seu ritmo do seco e ficou em sexto, com o seu companheiro de Yamaha, Valentino Rossi, em sétimo, tendo o italiano garantido a última vaga do Q2.

Aleix Espargaró deu o oitavo lugar para a Aprilia, na frente de Loris Vaz, da Avintia, que estrelou o início do Q2 antes de cair na tabela, e Álvaro Bautista, da Aspar.

Jonas Folger foi 11º pela Tech 3, com Andrea Iannone, da Suzuki, como o mais lento do Q2, terminando em 12º.

A Ducati teve uma sessão muito ruim, já que nenhum dos seus pilotos passou para a segunda fase, com Andrea Dovizioso caindo para 13º nos segundos finais.

Jorge Lorenzo, enquanto isso, foi somente 16º, sua pior posição de largada desde sua temporada de estreia em 2008, com a dupla separada por Johann Zarco, da Tech 3, e Scott Redding, da Pramac.

Jack Miller, da Marc VDS, ficou preso nos boxes durante os últimos minutos e foi 17º, enquanto a dupla da DTM, Pol Espargaró e Bradley Smith, tiraram vantagem das condições para conquistar a 18ª e 19ª posições.

Tito Rabat terminou em 20º, à frente de Héctor Barberá e Sam Lowes, cuja sessão terminou prematuramente quando caiu na Curva 1.

Alex Rins, novato da Suzuki, pilotando contundido depois de uma fratura em seu tornozelo durante os treinos, encerrou a tabela de tempos, mais de um segundo atrás do seu oponente mais próximo Lowes.

O GP da Argentina, programado para 25 voltas, será realizado neste domingo às 16h, horário de Brasília (GMT -3).