Lorenzo conquista a pole numa sessão apertada no Qatar

O atual campeão Jorge Lorenzo conquistou a pole-position para a abertura da temporada no Qatar com uma volta rápida na metade da sessão de classificação em Losail.

Lorenzo cravou um tempo de 1:54.543, mas cometeu um erro sob freada na Curva 1 em sua última tentativa, dando uma oportunidade de ouro aos seus rivais, porém eles não conseguiram superá-lo.

Marc Marquez chegou perto, 0.091s atrás do seu compatriota, porém passou um susto depois da bandeira quadriculada quando foi praticar largada na reta oposta e acabou parando na briga.

Marquez admitiu depois que ele acreditou que conseguiria conquistar a pole-position depois de cravar um tempo em 1:54.2, para depois descobrir que ele iniciou sua última volta rápida depois do cronômetro zerar.

Maverick Viñales foi terceiro pela Suzuki, enquanto Andrea Iannone, da Ducati, assegurou quatro diferentes montadoras completaram o top 4.

Valentino Rossi foi o quinto mais rápido pela Yamaha, à frente de Andrea Dovizioso, da Ducati, e Dani Pedrosa, da Honda.

Héctor Barberá e Pol Espargaró completarão a terceira fila do grid, enquanto Cal Crutchlow completou o top 10.

Bradley Smith, da Tech 3, conseguiu passar pelo Q1 para largar em 11º, enquanto Scott Redding foi o mais lento dos pilotos do Q2 e terminou em 12º.

Yonny Hernandez ficou mais de meio segundo atrás dos dois tempos mais rápidos do Q1 e largará da 13ª posição, à frente de Eugene Laverty e Aleix Espargaró, da Suzuki, que bateu na Curva 1.

Loris Baz foi o 16º mais rápido, enquanto Alvaro Bautista caiu na freada para a Curva 14 para ficar em 17º pela Aprilia.

Jack Miller superou seu companheiro de equipe na Marc VDS, Tito Rabat, apesar de completar somente uma única volta rápida no Q1, enquanto Stefan Bradl, da Aprilia, completará o grid de 20 motos, com Danilo Petrucci ficando de fora da etapa por conta de uma contusão.

O GP do Qatar tem sua largada programada para domingo às 15h (horário de Brasília).

  • joarez Carlin

    Esse lorenzo pilota muito mas é um escroto de primeira linha, tomara que perca o campeonato pro Rossi na ultima volta da ultima corrida.