Dani Pedrosa liderou a sexta-feira de treinos livres em Jerez

Dani Pedrosa dominou o ritmo durante os treinos livres desta sexta-feira para o GP da Espanha no circuito de Jerez.

O piloto da Repsol Honda inicialmente trabalhou para cravar 1:40.542 em condições melhores na segunda sessão do que pela manhã, mais de 10 segundos mais rápido do que sua marca no traçado úmido.

Por conta de uma enxurrada de voltas tardias, que inicialmente tiraram Pedrosa do topo, o piloto da casa virou 1:39.420, colocando-o meio segundo à frente do pelotão.

Jack Miller e Cal Crutchlow estiveram entre os que entraram no final e assumira a segunda e terceira posições pela Marc VDS e LCR Honda, respectivamente, cerca de seis décimos atrás.

Jorge Lorenzo colocou sua Ducati em quarto, com Danilo Petrucci (Pramac), Maverick Viñales (Yamaha) e Álvaro Bautista (Aspar) como os últimos pilotos a virarem volta dentro de um segundo de Pedrosa.

O líder do campeonato Viñales caiu na Curva 9 no começo da segunda sessão, ao perder a dianteira na entrada da curva, depois de um acidente similar de Aleix Espargaró.

Andrea Dovizioso foi oitavo, um décimo atrás do seu companheiro Lorenzo, enquanto os irmãos Espargaró (Aleix seguido pelo piloto da KTM, Pol) completaram o top 10.

Valentino Rossi, da Yamaha, e Marc Marquez, da Honda, ficaram em 12º e 14º lugares, respectivamente, colocando-os sob pressão para conseguir passar automaticamente para o Q2.