Problemas eletrônicos no carro atrapalham treino de Matheis Leist em Long Beach

Mais jovem piloto da categoria fez sua estreia hoje no mais prestigiado circuito de rua nos EUA, mas dificuldades com o carro prejudicaram o desempenho do brasileiro de 19 anos da equipe AJ Foyt

O jovem gaúcho Matheus Leist, o mais novo piloto do grid da Indy, com apenas 19 anos, tinha grandes expectativas para o primeiro dia de treino da terceira etapa da temporada, hoje, em Long Beach (EUA). Afinal, o circuito de rua localizado no estado da Califórnia traz características similares ao da pista de St Pete, onde o brasileiro liderou sua primeira sessão na Indy e conseguiu o terceiro lugar no grid.

Mas problemas eletrônicos no carro impediram que Leist tivesse uma nova chance de brilhar em um circuito de rua. Tanto na sessão da manhã quanto na de tarde, o piloto da AJ Foyt não conseguiu fazer voltas sem sofrer falhas em diversas áreas, como telemetria, rádio e outros itens de eletrônica. Com isso, terminou apenas na 22a colocação, a 1s5 do líder.

“É claro que é bem frustrante começar o final de semana desta maneira, mas confio muito na equipe AJ Foyt e tenho certeza de que vamos conseguir solucionar estes problemas eletrônicos amanhã. Temos ainda um treino antes da classificação e com certeza estes 45 minutos de pista vão nos ajudar muito a conseguir descobrir o que há de errado com o carro”, diz Leist, que em 2018 também passa a integrar o time Cimed Racing, projeto da maior investidora do automobilismo brasileiro, com 15 pilotos em seis categorias diferentes.

“Sabemos de nosso potencial em circuito de rua, como vimos no mês passado em St Pete, então agora é trabalhar para solucionar este problema e voltar ao nosso ritmo apresentado em outros circuitos”, diz Leist, que em 2016 se tornou campeão da F-3 Inglesa e em 2017 venceu três provas da Indy Lights, incluindo a preliminar da Indy-500.

Amanhã, os pilotos da Indy disputam mais uma sessão de treinos livres – e à tarde, será realizada a classificação. A corrida será às 17h30, com transmissão ao vivo da TV Bandsports.