Pagenaud escapa de punição e de Dixon para vencer em Long Beach

Simon Pagenaud evitou uma punição no final da prova para vencer o GP de Long Beach, o segundo maior evento da Indy atrás somente das 500 Milhas de Indianápolis. Scott Dixon parecia ter conseguido pular para frente do pole Helio Castroneves para vencer em seu último pit-stop, mas um ‘stint’ longo de Pagenaud permitiu ao francês ficar na frente, e ele nunca mais foi superado.

A vitória é a quinta da sua carreira e a sua primeira pela Penske, mas não foi sem controvérsia. Na ultrapassagem da vitória, Pagenaud pareceu colocar as quatro rodas sobre a linha que delimita a saída dos boxes, mas depois de várias voltas ele recebeu somente uma reprimenda, para revolta dos seus concorrentes.

A primeira metade da corrida foi tranquila com Castroneves liderando todas as voltas com exceção de durante seus pit-stops. Pagenaud pulou para a segunda posição depois da primeira rodada de pit-stops e pareceu que ele poderia desafiar o brasileiro no começo, mas seu ritmo caiu e ele ficou sem contato. Ele e o terceiro colocado Dixon mantiveram-se próximos pelas 30 voltas seguintes, mas a maior parte do pelotão foi forçado tentar uma estratégia diferente. Como a corrida terminou sem bandeiras amarelas, porém, muitas destas apostas não resultaram em nenhum benefício.

Dixon foi o primeiro a ir para os boxes na rodada final de paradas. Ele correu a um segundo de Castroneves durante seu segundo ‘stint’ quando sua equipe Ganassi tomou a decisão. Ele e o brasileiro alcançaram tráfego para colocar volta, então o neozelandês tirou vantagem de sair com a pista livre enquanto o piloto da Penske negociava ultrapassagens.

Quando o pole parou na volta seguinte, Dixon conseguiu assumir a liderança, imediatamente começando a colocar vantagem em Castroneves. Takuma Sato, Tony Kanaan e Will Power também acertaram no ‘timing’ de parada, e seus pit-stops os colocaram de volta na luta pela frente também.

No entanto, a maior manobra ocorreu algumas voltas mais tarde quando Pagenaud foi para os boxes fazer sua última parada, surgiu na frente de Dixon. No entanto, os replays mostraram que sua Penske cortou a linha de saída dos boxes ao reentrar na pista – assunto que os fiscais da Indy estressaram antes da corrida.

Enquanto Dixon manteve o francês na sua alça de mira, os comissários investigaram o incidente por algumas voltas antes de decidir dar somente um aviso a Pagenaud, para a revolta da equipe Ganassi.

Depois da decisão da Indy, Pagenaud não foi ameaçado até a última curva da corrida quando um retardatário permitiu que Dixon alcançasse na reta final. O atual campeão não conseguiu ultrapassar, porém, terminando 0.3032s atrás, fazendo desta a chegada mais próxima em Long Beach.

Domingo marcou a primeira vez no qual o evento, que já conta com 42 anos de história, que a corrida terminou sem uma bandeira amarela, e sendo assim, também marcou a primeira vez que a média de velocidade da corrida excedeu 100 milhas por hora.

Juan Pablo Montoya e Sato completaram o top 5, levando o piloto japonês para sexto no campeonato com seu grande resultado.

Pagenaud agora assume a liderança do campeonato a caminho do GP do Alabama na próxima semana.

 

Confira o resultado do GP de Long Beach:

1. (3) Simon Pagenaud, Chevrolet, 80, Running
2. (2) Scott Dixon, Chevrolet, 80, Running
3. (1) Helio Castroneves, Chevrolet, 80, Running
4. (5) Juan Pablo Montoya, Chevrolet, 80, Running
5. (8) Takuma Sato, Honda, 80, Running
6. (4) Tony Kanaan, Chevrolet, 80, Running
7. (6) Will Power, Chevrolet, 80, Running
8. (7) James Hinchcliffe, Honda, 80, Running
9. (14) Sebastien Bourdais, Chevrolet, 80, Running
10. (9) Josef Newgarden, Chevrolet, 80, Running
11. (15) Charlie Kimball, Chevrolet, 80, Running
12. (10) Carlos Munoz, Honda, 80, Running
13. (13) Conor Daly, Honda, 80, Running
14. (19) Max Chilton, Chevrolet, 80, Running
15. (17) Graham Rahal, Honda, 80, Running
16. (18) Mikhail Aleshin, Honda, 80, Running
17. (12) Luca Filippi, Honda, 80, Running
18. (11) Ryan Hunter-Reay, Honda, 80, Running
19. (21) Marco Andretti, Honda, 79, Running
20. (16) Alexander Rossi, Honda, 79, Running
21. (20) Jack Hawksworth, Honda, 77, Running