Matheus Leist: tudo pronto para a estreia na Indy 500

Mais jovem piloto do grid, com 19 anos, disputou hoje o treino final para as 500 Milhas – o Carburation Day – e agora tem como próximo compromisso na pista a largada da Indy 500 neste domingo, quando sai na quarta fila, sendo o estreante mais rápido

O Carburation Day, como é chamado o último dia de treinos das 500 Milhas, foi disputado hoje em Indianápolis e, agora, o próximo compromisso dos pilotos na pista é justamente a largada da Indy-500, neste domingo, às 13h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Band e em TEMPO REAL pela F1Mania.

A corrida é histórica para o gaúcho Matheus Leist. Com apenas 19 anos, o mais jovem piloto entre os 33 pilotos do grid já teve uma atuação marcante nos treinos, ao se tornar o estreante mais veloz de todos, conseguindo um lugar na quarta fila, lado a lado com seu experiente companheiro de equipe na AJ Foyt, Tony Kanaan.

“Hoje foi um dia importante para avaliarmos os acertos do carro e vimos que o caminho que o Tony (Kanaan) fez é bem eficiente, tanto que foi o mais rápido do Carburation Day, então estamos confiantes para a corrida. Será bem difícil ultrapassar nesta pista, todos os pilotos estão comentando sobre esta questão, então mais do que nunca será uma Indy 500 de bastante paciência e estratégia”, diz Leist.

Em 2017, a jovem revelação do automobilismo brasileiro venceu sua primeira corrida em oval, justamente no tradicional circuito de Indianápolis, na preliminar das 500 Milhas, a Freedom 100, válida pelo campeonato da Indy Lights. Foi seu primeiro ano competindo nos EUA após diversos títulos no Brasil e também o título na Europa do prestigiado campeonato de F-3 Inglesa, que já consagrou os campeões mundiais brasileiros Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

“Esta tem sido uma semana incrível, a experiência de competir na corrida mais tradicional do mundo, com mais de 100 anos, tem sido inesquecível. Tivemos muitos eventos com imprensa, com patrocinadores e com os fãs e o carinho de todos tem sido impressionantes. Por outro lado, estamos mantendo foco total em nosso trabalho no carro e temos certeza de que a AJ Foyt estará bastante competitiva na corrida”, diz Leist.