Matheus Leist segue impressionando na pré-temporada, garantindo top 5 junto com campeões

Mais jovem piloto do grid, aos 19 anos, gaúcho da equipe AJ Foyt chamou atenção pela rápida adaptação ao carro da Indy, ficando em quarto, à frente de pilotos experientes e times campeões

O brasileiro Matheus Leist segue impressionando em seus primeiros treinos na pré-temporada da Indy, na qual será o piloto mais jovem do grid (19 anos). Depois de ficar entre os seis primeiros no misto em Sonoma e liderar o treino ontem em Phoenix, hoje o piloto da AJ Foyt fez o quarto melhor tempo entre os 23 pilotos que restaram no oval de uma milha – foi o primeiro treino do ano em que todos os times testaram na mesma pista.

Para se ter ideia do expressivo resultado de Leist, sua companhia no top-5 inclui o último vencedor das 500 Milhas (Takuma Sato, o mais rápido desta sexta-feira) e três campeões da Indy (Kanaan, Simon Pagenaud e Sebastian Bourdais).

“Estou realizando um sonho correndo na Indy e este início não poderia ser melhor. Desde ontem nosso carro já se mostrou rápido, liderando o treino, e hoje com todos os pilotos e equipes na pista ficamos sempre no top-5, terminando o dia em quarto. Foi apenas o primeiro dia com todo mundo na pista, a temporada está apenas nos primeiros testes coletivos, então é claro que não podemos criar muitas expectativas ainda. De todo modo, é ótimo ver a AJ Foyt andando na frente comigo e com o Tony (Kanaan) e vamos seguir trabalhando para evoluir ainda mais com o time”, diz Leist, citando o companheiro que ficou logo à frente, em terceiro, com um tempo um milésimo de segundo mais rápido.

O bom entrosamento do time foi destacado por Leist. “O Tony (Kanaan) trabalhou no set up do carro ontem e já desceu e disse que se impressionou com a velocidade. Pensei: imagine então como eu vou me impressionar, já que sou um estreante (risos). E as ótimas impressões tem se consolidado a cada treino”, diz o gaúcho, que volta à pista amanhã para o dia final de testes de pré-temporada com todas as equipes juntas no oval de Phoenix.

O trabalho de Kanaan e Leist foi destacado pelo experiente AJ Foyt, dono do time e recordista de vitórias na Indy-500. “Estou orgulhoso de você, Matt (como o “chefe” está chamando o jovem brasileiro)”, disse o lendário piloto quando Leist encerrou o treino.

Top-5 dos 23 pilotos que testaram hoje (em milhas por hora):

  1. Takuma Sato, 187.022
  2. SimonPagenuad, 186.611
  3. Tony Kanaan, 186.112
  4. Matheus Leist, 186.094
  5. Sebastian Bourdais, 185.584