James Hinchcliffe conquista a pole da 100ª edição da Indy 500

James Hunchcliffe, que quase morreu depois de bater há um ano em Indianapolis, guardou seu melhor para a tarde deste domingo para superar Josef Newgarden pela pole-position.

Hinchcliffe conseguiu a posição de honra para a 100ª edição das 500 Milhas de Indianapolis por quatro centésimos de segundo sobre Newgarden na batalha pela pole mais apertada da história do evento.

Esta foi uma grande conquista para a Honda, que não havia conseguido uma pole nesta temporada e deu a Sam Schmidt e Rick Peterson sua segunda pole como donos de equipe.

Ryan Hunter-Reay, o vencedor de 2014, fecha a primeira fila pelo lado de fora.

Townsend Bell foi quarto, Carlos Muñoz quinto, Will Power sexto, Mikhail Aleshin sétimo, Simon Pagenaud oitavo e Helio Castroneves nono.

Oriol Servia liderou a tabela de tempos da primeira metade do treino classificatório para decidir da 10ª à 33ª posição do grid.

Alexander Rossi e Takuma Sato, ambos em Dallara-Honda, classificaram-se na quarta fila ao lado de Servia.

Vale destacar que nenhum carro da Chip Ganassi conseguiu chegar ao ‘Fast Nine’, fase do treino em que se definiu do pole ao nono colocado do grid, significando que o treino classificatório era uma questão de limitar os danos para a equipe.

Scott Dixon conseguiu se adaptar a uma troca de motor e terminou em 13º, enquanto os companheiros Charlie Kimball, Tony Kanaan e Max Chilton classificaram-se em 16º, 18º e 22º, respectivamente.

Marco Andretti atingido por um problema na caixa de câmbio classificou-se em 14º apesar de não ter a quinta marcha.

Juan Pablo Montoya enquanto isso sofreu um incidente bizarro no qual sua primeira tentativa foi cancelada depois de um saco plástico ficar preso à sua asa dianteira durante sua terceira volta rápida e o deixou no fim do pelotão. O duas vezes vencedor da Indy 500 recebeu permissão para uma segunda tentativa e então classificou-se em 17º.

 

Confira o grid de largada da 100ª edição das 500 Milhas de Indianapolis:

racecontrol-indycar-com-1463955779101