GP do Alabama: Com os slicks no molhado, Newgarden vence em Barber

Josef Newgarden, da Penske, venceu a adiada corrida da IndyCar no Alabama, depois que a chuva atingiu forte o circuito de Barber Motorsport no último domingo. Ryan Hunter-Reay terminou em segundo com James Hinchcliffe em terceiro.

Newgarden começou de onde parou, liderando com uma vantagem que cresceu para mais de 25 segundos antes de fazer sua primeira parada nos boxes nesta segunda-feira. Isso significava que ele tinha quase um pitstop de vantagem, saindo na cola de Bourdais.

Mas a Dale Coyne Racing fez uma aposta na estratégia e optou por uma corrida não convencional para Bourdais, em comparação com as duas paradas de Newgarden.

Enquanto o atual campeão da IndyCar parecia que venceria fácil a corrida, o retorno da chuva colocou seu domínio sob ameaça. Mas Dixon (Chip Ganassi Racing) também seguiu a estratégia de Bourdais, dando mais voltas que qualquer outro piloto.

Ameaçado, Newgarden optou por permanecer com os pneus slicks, na esperança que uma bandeira amarela o salvasse, já que a corrida caminhava para ser encerrada no limite de tempo de duas horas, ao invés das 90 voltas planejadas para o domingo.

Isso, então, significava que Bourdais teria que permanecer na pista também, se quisesse ter chance de vencer. Avaliando as condições com seu engenheiro-chefe, Craig Hampson, Bourdais admitiu que não conseguia mais se manter na pista e parou para colocar os pneus chuva, com Dixon parando uma volta mais tarde para fazer o mesmo.

Sebastien Bourdais (Dale Coyne) - GP do Alabama - IndyCar Barber
Foto: IndyCar

Isso promoveu Hunter-Reay e a dupla da SPM James Hinchcliffe e Robert Wickens, enquanto Dixon e Bourdais brigavam pela segunda posição.

Graham Rahal, da RLL, teve uma forte recuperação para terminar na sétima posição depois de reiniciar a corrida na P14 e sobreviver aos confrontos nas voltas iniciais. Seu companheiro de equipe Takuma Sato foi o oitava à frente de Simon Pagenaud.

Marco Andretti foi o 10º à frente de Alexander Rossi (Andretti). Os brasileiros: Matheus Leist foi o 12º colocado e Tony Kanaan terminou na P18, ambos companheiros de equipe na AJ Foyt.

 

Resultado Final – GP do Alabama – IndyCar:

1) Josef Newgarden (Team Penske)
2) Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport)
3) James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports)
4) Robert Wickens (Schmidt Peterson Motorsports)
5) Sebastien Bourdais (Dale Coyne Racing)
6) Scott Dixon (Chip Ganassi Racing)
7) Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan)
8) Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan)
9) Simon Pagenaud (Team Penske)
10) Marco Andretti (Andretti Herta)
11) Alexander Rossi (Andretti Autosport)
12) Matheus Leist (AJ Foyt Enterprises)
13) Zach Veach (Andretti Autosport)
14) Jordan King (Ed Carpenter Racing)
15) Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing)
16) Rene Binder (Juncos Racing)
17) Gabby Chaves (Harding Racing)
18) Tony Kanaan (AJ Foyt Enterprises)
19) Zachary Claman (Dale Coyne Racing)
20) Ed Jones (Chip Ganassi Racing)
21) Will Power (Team Penske)
22) Max Chilton (Carlin)
23) Charlie Kimball (Carlin)