Caruaru fora da Fórmula Truck em 2016

A Fórmula Truck não vai mesmo correr em Caruaru, no sertão de Pernambuco, nesta temporada de 2016. O principal motivo é a crise econômica que afeta todo o Brasil. Por ser a única categoria nacional a disputar provas na cidade pernambucana, a Fórmula Truck tentou encontrar várias soluções, mas nenhuma acabou por se confirmar, como explica Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck.

“No ano passado já enfrentamos dificuldades para chegar a Caruaru, pois o custo de levar uma carreta das regiões Sul e Sudeste, onde se concentra a maior parte das equipes, é de cerca de R$ 30 mil cada uma. Vejam que levamos cerca de 50 para todas as etapas. Conversei com o prefeito de Caruaru, José Queiroz de Lima, tentando que ele nos ajudasse a encontrar um patrocinador, nos moldes do que a Prefeitura faz com a Festa de São João, para auxiliar a reduzir os custos das equipes, mas também não deu certo. Ele até se mostrou simpático à ideia, pois também poderia usar o dinheiro para fazer benfeitorias no autódromo. Quero destacar que em nenhum momento pedi dinheiro da Prefeitura para a Fórmula Truck, a única categoria nacional a marcar presença em Caruaru. Jamais me passou pela cabeça usar dinheiro que deve ser aplicado em saúde, educação, segurança pública entre outros pontos fundamentais para os moradores da cidade. Pedimos, sim, uma ajuda na captação de patrocinadores. Conjuntamente, tentamos outras formas de reduzir os custos, mas repito que devido à grande crise que atravessamos, não foi possível. Assim, depois de realizarmos 18 provas desde 1997 até 2015, menos 2003, quando não estivemos na cidade, não estaremos novamente neste ano de 2016. Todos ficamos muito tristes, pois sempre fomos muito bem recebidos na cidade e pelo povo pernambucano. Quem sabe em um futuro próximo possamos retornar a Caruaru em melhores condições!”, disse Neusa Navarro.

Desde que o calendário desta temporada foi divulgado, a Fórmula Truck recebeu e respondeu centenas de e-mails, mensagens pelo site e pela página da categoria no Facebook, Twitter e Instagram entre outros meios de comunicação, indagando os motivos por que a prova de Caruaru não constava das datas reservadas para 2016. Todos receberam uma resposta, agora mais detalhada e esclarecedora em respeito aos milhares de torcedores que sempre lotaram as arquibancadas do Autódromo de Caruaru nos treinos e nas corridas.