Sérgio Sette Câmara: “Meu objetivo é chegar à Fórmula 1”

Terminou nesta sexta-feira (31) a pequena pré-temporada da categoria F-2. 20 pilotos estiveram no autódromo de Sahkir, no Bahrain, onde participaram dos últimos três dias de testes antes do início da temporada 2017.

Sérgio Sette Câmara (SANEPAV | BELL), único brasileiro na categoria que é a principal porta de entrada da F-1, esteve na pista com o carro #14 da equipe holandesa MP Motorsport. Ele completou 123 voltas, totalizando mais de 660 km na pista que, para ele, era completa novidade.

Falando exclusivamente à ‘F1Mania’, Sette revelou que, depois dos testes, a expectativa é grande para sua estreia que acontece daqui duas semanas também no Bahrain.

“Posso dizer que estou pronto para a estreia no Campeonato. Como sempre tenho minha humildade e quero aprender, mas, consegui executar exatamente o que o time me pedia. Temos de lembrar que testes, são testes. Só vamos ter a certeza do que realmente cada carro tem debaixo da carenagem quando a competição começar para valer”, disse Sette.

“Confio no trabalho que eu e o (Jordan) King fizemos nestes seis dias de treinos. Mas, acima de tudo, acredito em todo o desenvolvimento e empenho que a equipe se propôs desde o fim do ano passado.”

Com objetivos diferentes com os dois pilotos, a MP Motorsport optou por buscar o máximo de performance com o companheiro de equipe de Sette Câmara, Jordan King, que fará sua terceira temporada na categoria e, com Sette, o objetivo era de proporcionar o maior aprendizado possível tanto do carro como do traçado.

“Como meu companheiro de equipe está iniciando a sua terceira temporada no Campeonato, a equipe preferiu seguir caminhos diferentes com os dois carros. Ele ficou com o efetivo papel de buscar a performance e eu, por outro lado, fiquei trabalhando a minha adaptação pessoal ao carro e ao traçado, além, de ajudar o time em testes de alguns componentes.”

“Só tivemos, ao todo, seis dias para treinar tudo. Só vamos entrar na pista de novo, daqui duas semanas, para o fim de semana de corrida.

Várias situações foram simuladas durante os três dias e, até mesmo chuva, raríssima na região do Oriente Médio, brindou aos pilotos em suas sessões de preparação. Na tarde de ontem, no quarto treino oficial, Câmara estabeleceu a marca de 1m41s329 e finalizou com a segunda colocação. Porém, seus tempos não foram válidos em virtude de uma diferença de 800 gramas em relação ao peso mínimo do conjunto.

Na tarde desta sexta-feira foi realizada a sexta e última sessão de treinos. Em condições de corrida, com carro de tanque cheio e pneus com compostos duros, Sette Câmara finalizou o dia com o quinto lugar geral.

Perguntamos ao Serginho, como carinhosamente é chamado, sobre as perspectivas de sua carreira e se poderíamos ter esperanças em vê-lo à bordo de um F1 num futuro próximo. Ele contou:

“Eu tenho um plano de carreira bem definido e meu objetivo, com certeza, é chegar à F-1. Porém no estágio da minha carreira agora, seria muito pretensioso fazer uma projeção. Espero realmente estar pronto para a temporada da F2 e, caso apareçam oportunidades, eu tenho de estar pronto para sentar em um carro de F1 a qualquer momento. No ano passado eu fiz algumas apresentações, fiz meu primeiro teste… Sinto que tenho que focar na minha temporada e estar pronto para tudo o que puder acontecer daqui para frente”, completou o brasileiro.

A temporada da F2 terá a sua primeira rodada entre os dias 14 e 16 de abril, nesta mesma pista do Bahrain.