Fórmula 2 revela carro que será utilizado em 2018

A FIA Fórmula 2 revelou o carro que será utilizado na categoria durante a temporada 2018. O novo carro, que será utilizado nas temporadas de 2018, 2019 e 2020, foi revelado na Paddock da Fórmula 1 nesta terça-feira em Monza.

O carro cumpre os mais recentes padrões de segurança da F1, possui design típico de um carro de F1 moderno e o motor Mecachrome de 3.4 litros com turbocompressor, que entrega 620 cavalos de potência sob 8750 rpm. A filosofia do projeto foi atualizar o carro para refletir as últimas atualizações de design da F1 e manter a tradição das corridas roda a roda.

As atualizações de segurança incluem mudanças no regulamento, como o Safety Car Virtual (VSC), o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) e a eletrônica atualizada, e o mais importante é que sera o primeiro carro a ser revelado com o sistema Halo, que foi incorporado no estágio final de design do processo.

A eletrônica foi aprimorada com uma ECU atualizada, que apresenta possibilidades de evolução para os próximos anos. Espera-se que os custos operacionais para as equipes sejam semelhantes a este ano.

O carro fez um teste bem sucedido em julho no circuito de Magny-Cours, e o programa de desenvolvimento continuará durante uma série de testes durante o resto do ano para acumular milhagens suficientes, para garantir que um carro funcional e confiável seja entregue para as equipes.

Duas sessões de testes agendadas para dezembro serão concentradas exclusivamente no desempenho, onde o carro será forçado até seus limites ante do processo de entrega às equipes. Um primeiro carro será entregue às equipes em meados de janeiro de 2018, e o segundo carro será entregue em meados de fevereiro. Haverá um shakedown com as equipes entre essas datas para permitir que eles se acostumem com o carro antes do primeiro teste oficial de pré-temporada.

A Pirelli será mais uma vez o fornecedor oficial de pneus para todo o campeonato e foi parte integrante do processo de design para garantir a continuidade em relação aos pneus.

Charlie Whiting, diretor da FIA na F1, e diretor do departamento de monopostos comentou: “O lançamento do carro de Fórmula 2 da FIA de 2018 é um momento importante para a FIA, enquanto completamos a pirâmide de monopostos do Karting até a maior categoria de esporte a motor que é o Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1.

Veja o vídeo do lançamento:

Algumas especificações do carro da F2 de 2018
Dimensões
Comprimento total: 5224 mm (era de 5065 mm)
Largura total: 1900 mm (sem alteração)
Altura total: 1097 mm incluindo a câmera FOM roll hoop (era de 1072 mm)
Distância entre eixos: 3135 mm (era 3120 mm)
Peso total: 720 kg (motorista a bordo)

Motor
V6 3,4 litros motor Mecachrome com carga única
Avaliado a 620 HP @ 8750 rpm
Fly by wire accelerator system
Reconstruir após 8000 km
Torque máximo 600 Nm

Performances
Aceleração: 0 – 100 km / h, 2.90 seg
Aceleração: 0 – 200 km / h, 6,60 segundos
Velocidade máxima: 335 km / h (Monza aero + DRS)
Max. Desaceleração de frenagem -3,5 G
Max. Aceleração lateral +/- 3,9 G