Vettel testará ‘shield’ nesta sexta em Silverstone

Sebastian Vettel será o primeiro piloto de Fórmula 1 a testar o dispositivo de proteção do cockpit ‘escudo’ quando ele o usar no treino de sexta-feira para o GP da Inglaterra.

Prevê-se que o piloto da Ferrari usará o dispositivo por algumas voltas no início da sessão antes de removê-lo e se concentrar no trabalho de preparação para o fim de semana.

“Vou usá-lo amanhã, veremos por quanto tempo”, disse Vettel. “Eu o vi no computador, (mas) não ao vivo, vou verificar isso mais tarde”.

“Então, obviamente, depende de como se comporta amanhã”.

A FIA vem trabalhando em planos para a alternativa ao halo há vários meses, com Monza inicialmente definido para o primeiro teste apropriado.

Mas o progresso com o escudo avançou mais rápido do que o previsto, abrindo caminho para um curto teste de pista agendado para sexta-feira em Silverstone com a Ferrari.

O escudo é uma peça transparente que se estende ao longo do nariz na frente dos pilotos e foi escolhido por ser mais atraente visivelmente em comparação com o halo.

A peça transparente está sendo desenvolvida pela empresa italiana Isoclima, que faz produtos para uma série de outras categorias de corridas de alto desempenho.

A FIA espera que o escudo possa ser preparado a tempo para 2018, mas, caso contrário, o halo será introduzido em seu lugar.