Vettel lidera no penúltimo dia de testes em Barcelona

Sebastian Vettel registrou o tempo mais rápido dos testes de pré-temporada, quando liderou o pelotão para a Ferrari no penúltimo dia de ação no Circuito de Barcelona-Catalunha nesta quinta-feira.

Vettel, fazendo rápidos ‘stints’ com pneus macios e super macios, foi para o topo da tabela com 1:19.024s antes da pausa do almoço, ao trocar para os pneus ultra macios. Este tempo do Vettel é três décimos de segundo mais rápido que o anterior recorde de Bottas na Mercedes.

O tempo foi conseguido apesar de Vettel visivelmente desacelerar quando se aproximava da linha de chegada em suas voltas mais rápidas, negando assim ao paddock a oportunidade de vislumbrar o verdadeiro ritmo da Ferrari.

Ninguém atrapalhou a execução de Vettel durante a tarde, com o alemão completando uma rápida e consistente simulação de corrida em um dia encorajador no SF70H.

Vettel também completou a maior quilometragem individual, terminando o dia com 156 voltas.

Lewis Hamilton da Mercedes surgiu como o concorrente mais próximo de Vettel, registrando 1:19.352s, também nos ultra macios, nos estágios finais da sessão da manhã.

Esteban Ocon, da Force India, foi o terceiro mais rápido, com ultra macios, em outro dia construtivo no VJM10, completando 134 voltas.

Daniil Kvyat parou na pista saindo da curva 5 durante a tarde, mas voltou à ação para a Toro Rosso na última hora, terminando em quarto geral, com pneus super macios.

Kevin Magnussen foi quinto para a Haas, a frente de Daniel Ricciardo, cuja volta mais rápida foi definida com pneus macios, antes de terminar o dia com treino de parada de boxes.

A McLaren-Honda sofreu mais dificuldades, à medida que sua pré-temporada com problemas continua apresentando poucos sinais de melhora.

Stoffel Vandoorne parou duas vezes na pista durante a hora final da sessão devido a um problema elétrico, embora pudesse retornar à ação no meio da tarde, sem a necessidade de uma troca de motor.

Vandoorne terminou em sétimo lugar, com o seu melhor tempo com ultra macios, 2.324s atrás de Vettel, enquanto a McLaren completou o menor número de voltas de qualquer equipe, acumulando 48 voltas.

Valtteri Bottas assumiu o comando da Mercedes à tarde, e terminou em oitavo lugar, ao acrescentar uma substancial quilometragem para o W08.

A Sauber dividiu a sessão entre Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson mais uma vez, terminando em 9º e 11º, respectivamente, encaixotando a Renault de Jolyon Palmer em 10º lugar.

Palmer, cuja melhor volta veio sobre os pneus macios, sofreu um atraso no início de seu teste da tarde antes de parar na curva 10.

A Williams também dividiu o volante entre Felipe Massa e Lance Stroll, com a dupla focando em saídas longas – muitas delas com pneus médios -, e terminaram no fundo da tabela de tempos em 12º e 13º respectivamente.

No combinado, a Williams acumulou a maior quilometragem, com Massa e Stroll percorrendo um total de 165 voltas, enquanto sete das 10 equipes terminaram abaixo de 100 voltas.

 

POS PILOTO EQUIPE TEMPO GAP VOLTAS – PNEUS
1 Sebastian Vettel Ferrari 1:19.024s 156 – ultra macios
2 Lewis Hamilton Mercedes 1:19.352s 0.328s 52 – ultra macios
3 Esteban Ocon Force India/Mercedes 1:20.161s 1.137s 137 – ultra macios
4 Daniil Kvyat Toro Rosso/Renault 1:20.416s 1.392s 94 – super macios
5 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1:20.504s 1.480s 119 – ultra macios
6 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1:20.824s 1.800s 128 – macios
7 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda 1:21.348s 2.324s 48 – ultra macios
8 Valtteri Bottas Mercedes 1:21.819s 2.795s 95 – macios
9 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 1:22.347s 3.323s 44 – super macios
10 Jolyon Palmer Renault 1:22.418s 3.394s 53 – macios
11 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1:23.330s 4.306s 88 – macios
12 Felipe Massa Williams/Mercedes 1:24.443s 5.419s 80 – médios
13 Lance Stroll Williams/Mercedes 1:24.863s 5.839s 85 – macios