Stroll também é punido por bloquear Grosjean durante a classificação

Lance Stroll também recebeu uma penalidade de três lugares no grid para o Grande Prêmio dos Estados Unidos depois de bloquear Romain Grosjean durante a qualificação.

O piloto da Haas – que estava em volta rápida – aproximou-se do estreante da Williams Stroll – que estava em volta lenta – na saída da penúltima curva durante o Q1 no Circuito das Américas.

Os comissários analisaram a situação e consideraram que, apesar de “fazer o que poderia nas circunstâncias”, Stroll merecia perder três lugares e levar seu primeiro ponto de penalização na Fórmula 1.

“Os comissários examinaram vários ângulos de vídeo, incluindo vídeos não disponíveis na transmissão, e rádio para o carro 18, e ouviu a versão de Lance Stroll, piloto do carro 18, Romain Grosjean, o piloto do carro 8 e representantes da equipe”.

“Stroll estava em uma volta lenta, Grosjean estava em uma volta rápida. Stroll estava mudando as configurações sob a direção de seu engenheiro e recebeu um aviso muito tarde sobre a ultrapassagem de Grosjean.

“Stroll imediatamente se moveu para a direita e fora da pista, mas Grosjean já estava fora dos limites da pista e tomou a decisão de ultrapassar pela direita, enquanto Stroll se movia também para a direita.

“Era óbvio que Stroll não conseguia ver Grosjean se aproximando em seus espelhos, e ele afirmou que não podia se mover para esquerda já que Kvyat estava fazendo a ultrapassagem por aquele lado.

“Os comissários acreditam que Stroll fez o que podia nas circunstâncias, mas, no entanto, foi potencialmente uma situação perigosa, já que a diferença de velocidade dos dois carros era superior a 100 km/h no ápice da Curva 19.

“Os comissários acreditam que a equipe deveria ter dado o aviso antes de que Grosjean estava se aproximando.”

 

Kevin Magnussen também foi penalizado por bloquear Sergio Perez durante a sessão de qualificação.