Pirelli revela pneus de 2017 em Monte Carlo

A Pirelli apresentou seus novos pneus nos tamanhos de 2017 em Monte Carlo. Esta é uma mudança técnica significativa que também tem um efeito no equilíbrio e estética dos carros que competirão no próximo ano: a temporada inicial do último acordo de três anos da Pirelli na Fórmula 1.

 

Estes são os principais pontos técnicos e regulatórios em relação aos últimos pneus.

REGULAMENTOS. Em 2017 haverá novas regras técnicas que incluirão um aumento significativo de downforce aerodinâmico. Para cumprir os objetivos de melhorar os tempos de volta, em combinação com as últimas modificações aerodinâmicas, a decisão foi tomada para ter pneus mais largos.

OBJETIVOS. A Fórmula 1 gostaria de atingir redução nos tempos de volta em torno de quatro segundos por volta como resultado do novo regulamento. Uma parte desta redução virá de um melhor desempenho dos pneus durante as curvas e em aceleração.

OS NOVOS TAMANHOS. Os pneus dianteiros, que atualmente tem 245mm de largura, aumentará para 305mm. Os pneus traseiros aumentará de 325mm para 405mm. O diâmetro das rodas permanecerá de 13 polegadas.

O AUMENTO. Os novos pneus serão mais do que 60mm mais largos na dianteira e mais de 80mm mais largo na traseira. Consequentemente, os pneus de 2017 aumentam em largura em 25% comparados ao tamanho atual. Este é o caso para todos os três tipos: slicks, intermediários e chuva.

SUPERFÍCIE DE CONTATO. A superfície de contato (a área dos pneus em contato com o solo, assumindo pressões de pneus iguais) será otimizado não só em termos de tamanho, mas também em forma.

TESTES. A Pirelli seguiu em frente com a necessidade de modificar o regulamento esportivo em relação aos testes de pneus para as equipes e para a FIA. O resultado da modificação agora significa que os seguintes testes de pneus podem acontecer neste ano:

1. Testes com carros de 2012, 2013 e 2014, usando pneus nos tamanhos atuais, mas com elementos experimentais (na construção ou compostos) para preparar para 2017.

2. Um total de 25 dia de testes com carros modificados, usando pneus protótipos no tamanho de 2017.

CALENDÁRIO. Os testes com os carros de 2012, 2013 e 2014 usando os tamanhos atuais de pneus já começaram em maio e continuarão durante o verão baseado num acordo com as equipes. Os testes com os pneus no tamanho de 2017 começarão no início de agosto, de acordo com um programa que foi acordado com as equipes participantes.