Pirelli faz suas previsões para o GP do Bahrain

A corrida no Bahrain começa sob o crepúsculo e termina com as luzes do autódromo acesas. Os times já competiram com as novas regras dos pneus, então poderão ter mais ideias de como tirar o melhor desempenho deles. Os três compostos definidos (médio, macio e supermacio) são os mesmos usados na Austrália.

 

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:

  • A largada marcada para às 18h locais significa que a temperatura da pista irá cair dramaticamente durante a disputa da corrida.
  • O asfalto com base de granito é duro e abrasivo, o que aumenta o consumo dos pneus.
  • A areia do deserto que cerca a pista pode ser levada pelo vento, afetando a aderência.
  • O circuito possui algumas curvas de baixa velocidade, onde boa tração é crucial, então a pista exige mais da parte traseira do carro.
  • Ao mesmo tempo, quatro retas rápidas também formam o traçado, o que demanda um acerto mais versátil do carro.
  • Safety cars raramente afetam a estratégia: foi acionado apenas duas vezes nos 12 anos de história da corrida.

 

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS:

  • Médio branco: um composto de baixa gama de trabalho e um dos mais versáteis.
  • Macio amarelo: um composto de alta gama de trabalho e com foco em desempenho.
  • Vermelho supermacio: um composto de baixa gama de trabalho e rápido, mas possui vida útil limitada.

 

COMO FOI UM ANO ATRÁS:

  • Vencedor: Hamilton (duas paradas: começou com pneus macios, usou outro jogo de macios a partir da 15ª volta e, na 33ª, trocou para médios).
  • Melhor posição de uma estratégia alternativa: Raikkonen, segundo (também parou duas vezes, mas começou com pneus macios, mudou para médios na 17ª volta e voltou para os macios na 40ª).
  • Houve uma mistura de pilotos que pararam duas ou três vezes. Vettel chegou em quinto, com uma terceira parada não programada (intervenção necessária para trocar o bico do carro e colocar novos pneus).

 

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI:

  • “O novo regulamento dos pneus para 2016 provou ser um grande sucesso, garantindo diversas opções de estratégia e vários pontos de conversa para todos os times na Austrália. A pista do Bahrain é bem diferente, com o comportamento dos pneus sendo influenciado pela grande queda de temperatura enquanto a corrida acontece. Isso garante uma gama diferente de desafios e parâmetros, então será bem interessante ver quem aprendeu mais com a etapa da Austrália, para ter a melhor vantagem em outra situação nova. Existe um leque grande de opções para os times, o que deverá ser crucial no resultado da corrida”.

 

QUAIS SÃO AS NOVIDADES?

  • Mais informações: pneus de corrida com compostos relativos disponíveis para todos os pilotos serão comunicados na manhã do domingo.
  • A queda da temperatura durante o treino classificatório no Bahrain deve encorajar os pilotos para andarem nas partes finais das sessões, mas o formato não será alterado em relação ao que foi usado na Austrália.
  • Os times na liderança fizeram escolhas interessantes dos pneus para a prova.

 

OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO:

  • Um tweet perfeito de @EstebanGtz: “Corridas nós temos várias, mas vida apenas uma”.
  • Um Lamborghini Super Trofeo de competição correndo no gelo em Livigno, na Itália, usando pneus P Zero especialmente feitos para isso.
  • A equipe Haas da Fórmula 1 dominou a estratégia dos pneus em sua estreia na Austrália. O quê eles poderão fazer no Bahrain?

 

GP do Bahrain - Pirelli