Pirelli espera grande variedade de estratégias na Austrália

A Pirelli espera ver uma variação na escolha de pneus das equipes de Fórmula 1 para a abertura da temporada no GP da Austrália, dentro de suas semanas. Pelas novas regras, a fabricante italiana anuncia com 14 semanas de antecedência os três compostos disponíveis para cada GP.

No caso de Melbourne, os pneus supermacios, macios e médios estarão disponíveis. Cada equipe/piloto escolheu dois deles, e a seleção de cada um será anunciada nesta terça-feira.

“Vai ser interessante ver se diferentes equipes têm escolhas diferentes, e dentro da mesma equipe, se eles têm opções diferentes para os dois carros”, afirmou Mario Isola, gerente de corridas da Pirelli.

“Recebemos o número total de pneus (para cada composto) que precisamos produzir a partir da FIA. Duas semanas atrás, recebemos um código de barras com a alocação (para cada equipe). Foi nesse ponto que conhecemos a escolha de cada equipe, que será declarada na terça-feira”, prosseguiu.

“No início do campeonato eu acho que haverá alguma variação, porque elas (equipes) tinham que escolher os compostos com antecedência, antes dos testes, para as quatro primeiras corridas. Então eu espero algumas diferenças, talvez mais nos treinos, então elas vão convergir para uma mesma estratégia para a corrida”, explicou o dirigente.

“Isso porque elas têm ferramentas muito poderosas de simulação e são capazes de encontrar a melhor estratégia, também com os novos regulamentos. Mas espero que tenhamos estratégias diferentes, provavelmente mais pit-stops em relação ao ano passado, pois nós adicionamos um composto mais macio. Então, se as equipes planejarem uma estratégia mais agressiva, deveremos ter um maior número de pit-stops”, concluiu.