Lewis Hamilton crava a pole-position do GP da Austrália

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, é o pole-position do GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2015 de Fórmula 1, seguido pelo seu companheiro alemão Nico Rosberg e pelo também alemão Sebastian Vettel, da Ferrari.

A quarta posição ficou com a outra Ferrari, do finlandês Kimi Raikkonen. Aí vieram o holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, o brasileiro Felipe Massa, da Williams, o espanhol Carlos Sainz Jr., companheiro de Verstappen, e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, completando os oito pilotos que participaram do Q3.

A sessão deste sábado marcou a implementação do novo sistema de treino classificatório, que provou ser muito emocionante, principalmente por conta da correria causada, durante o Q1 e o Q2. No entanto, no Q3, por conta do tempo mais curto e as eliminações acontecendo rapidamente, dando somente uma chance àqueles mais lentos e somente os quatro mais rápidos tendo duas chances.

Na prática o que aconteceu foi que com ainda mais de 90 segundos na contagem regressiva para o fim do treino classificatório, todos os pilotos já estavam nos boxes com as suas respectivas pesagens feitas e o pole-position definido sem grandes emoções.

O Q1 foi marcado por algumas surpresas, como Rio Haryanto (21º) superando seu companheiro de Manor, Pascal Wehrlein (22º), bem como a eliminação prematura de Daniil Kvyat (18º), enquanto que seu companheiro Ricciardo foi ao Q3. A primeira parte do treino também vitimou os dois pilotos da Haas e da Sauber.

O Q2 logo em seguida já viu as duas Renault serem eliminadas, levando na sequência a dupla da McLaren, que chegou a ficar entre os quatro primeiros no Q1, por fim eliminado o finlandês Valtteri Bottas (11º), companheiro de Massa, e os dois pilotos da Force India, Nico Hulkenberg e Sergio Perez.

O Q3 ocorreu sem grandes ameaças para Lewis Hamilton. No entanto, Rosberg não teve uma vida fácil, cometeu um erro na sua primeira tentativa, foi inicialmente superado pela dupla da Ferrari, mas em uma segunda tentativa conseguiu reestabelecer a ordem natural.

O GP da Austrália será disputado na madrugada de sábado para domingo, a partir das 2h (horário de Brasília), e a F1Mania acompanha a corrida em Melbourne em TEMPO REAL.

 

Confira o grid de largada:

20160319_australiangp_qual

  • rubens

    Que horas que começa a corrida

    • Joarez Carlin

      Mano, está escrito no final da matéria, 2h. tem no site oficial da f1 os horarios, vc pode colocar para mostrar o horario da sua localidade. tem na programação da globo também.