Lauda questiona erros de Verstappen: “Não é mais questão de idade, mas de inteligência”

Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes e tricampeão mundial de Fórmula 1, ​​questionou a “inteligência” de Max Verstappen, após os incidentes no GP da China.

O piloto holandês da equipe Red Bull atingiu a Ferrari do líder do campeonato Sebastian Vettel, em uma tentativa de ultrapassagem mal sucedida em Xangai, pela qual o jovem pediu desculpas em particular.

“Isso foi uma M… Foi minha culpa, mas não posso desfazer isso agora”, disse Verstappen ao jornal “Bild”.

O piloto de 20 anos, da equipe austríaca, é muitas vezes desafiador após os confrontos, mas desta vez foi criticado não só por Vettel e Lauda, ​​mas também por seus próprios chefes, Christian Horner e Helmut Marko.

“Ele precisa se controlar um pouco mais. Eu disse a ele que seu tempo está chegando, mas que ele não pode exagerar. Ele sabe que perdeu uma vitória e perdemos um pódio duplo”, disse Marko à “Movistar”.

Vettel por sua vez foi mais brando em suas opiniões sobre o incidente: “Eu achei que foi bom ele ter vindo até mim em vez de fazer isso pela mídia. Ele interpretou mal a situação, cometeu um erro, e isso pode acontecer mesmo se você tiver 300 corridas”, disse o piloto da Ferrari.

Mas a figura, hoje com status de lenda na Fórmula 1, Niki Lauda, ​​foi muito mais crítico com a atitude de Verstappen, e enfatizou que os erros do holandês continuam aumentando.

“Normalmente, você aprende com seus erros, mas não funciona com ele (Verstappen). Em algum momento, não é mais uma questão de idade, mas uma questão de inteligência”, disse Lauda.

Charlie Whiting, diretor de corridas da F1, disse que a FIA não vai intervir na situação: “Acho que os comissários fizeram o trabalho deles e nada mais é necessário. Eu acredito que ele (Verstappen) cometeu um erro e já teve sua punição”, falou Whiting.

O holandês da Red Bull terminou a corrida na China em quarto lugar, mas foi rebaixado a quinto, depois de cumprir uma punição de 10 segundos, por causar a colisão com Vettel.