Hamilton lidera primeiro dia em Barcelona; Massa foi 3º

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, cravou o melhor tempo do início da nova era técnica da Fórmula 1 com os testes de pré-temporada no Circuito da Catalunha, na Espanha, nesta segunda-feira, à frente de Sebastian Vettel, da Ferrari.

Hamilton assumiu o carro do seu novo companheiro de equipe Valtteri Bottas para a sessão vespertina e trabalhou para cravar 1:21.765 nos pneus macios, batendo o tempo da pole-position do ano passado.

Vettel, que liderou a manhã, terminou apenas um décimo de segundo atrás, seu melhor tempo vindo nos pneus médios, ao registrar a maior quilometragem individual (126 voltas).

Sebastian Vettel (Ferrari) - Testes Barcelona
Foto: AFP PHOTO / JOSE JORDAN

A Mercedes liderou a quilometragem geral, no entanto, com Hamilton completando 73, e Bottas fazendo 79, totalizando 152 voltas, como parte dos planos da equipe de dividir cada dia de testes.

A equipe alemã também foi a última equipe a mostrar uma ‘barbatana de tubarão’, com Hamilton aparecendo com o dispositivo durante o período da tarde, depois das voltas de Bottas pela manhã com a asa T.

A McLaren e a Red Bull tiveram tardes melhores, depois de inícios conturbados.

Fernando Alonso (McLaren) - Testes Barcelona
Foto: AFP PHOTO / JOSE JORDAN

Alonso, tendo ficado restrito a somente uma volta de instalação pela manhã por conta de problemas no sistema de óleo, conseguiu completar quase 30 voltas, enquanto Ricciardo, pego por um problema na bateria e num sensor, quase 50.

Felipe Massa, da Williams, conseguiu com pneus macios ficar um tempo no topo da tabela de tempos, antes dos avanços de Hamilton e Vettel, colocando-o em terceiro, com uma grande vantagem para Kevin Magnussen, da Haas.

Daniel e Valtteri, ambos nos macios, ficaram separado por dois décimos em quinto e sexto, respectivamente, quase um segundo e meio atrás da marca de Hamilton.

Sergio Perez (macios) caiu pela tabela de tempos na sessão da tarde quando a Force India enfrentou uma sequência de problemas ligados ao seu sistema de exaustão, e teve que por um fim prematuro ao programa planejado para hoje.

Sergio Perez (Force India) - Testes Barcelona
Foto: AFP PHOTO / JOSE JORDAN

Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, e Nico Hulkenberg, da Renault, cravaram seus melhores tempos nos pneus médios em oitavo e nono, com a volta de pneus macios de Alonso colocando-o perto dos dois.

Marcus Ericsson e a Sauber ficaram com a lanterna, apesar de uma quantidade saudável de voltas no total, terminando dois segundos distante do pelotão, e mais de cinco segundos atrás do líder Hamilton.

A pré-temporada da Fórmula 1 continua nesta terça-feira em Barcelona.

 

Confira os tempos do primeiro dia de testes da pré-temporada:

1) Lewis Hamilton (Mercedes) – 1:21.765 (73 voltas)
2) Sebastian Vettel (Ferrari) – 1:21.878 (126)
3) Felipe Massa (Williams) – 1:22.076 (103)
4) Kevin Magnussen (Haas) – 1:22.894 (51)
5) Daniel Ricciardo (Red Bull) – 1:22.926 (50)
6) Valtteri Bottas (Mercedes) – 1:23.169 (79)
7) Sergio Perez (Force India) – 1:23.709 (39)
8) Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) – 1:24.494 (51)
9) Nico Hulkenberg (Renault) – 1:24.784 (57)
10) Fernando Alonso (McLaren) – 1:24.852 (29)
11) Marcus Ericsson (Sauber) – 1:26.841 (72)