Haas mostra o carro que usará na sua temporada de estreia

A Haas F1 Team, a primeira nova equipe da Fórmula 1 em seis anos, divulgou imagens do seu primeiro carro, o VF-16, na véspera dos testes de pré-temporada começarem no Circuito da Catalunha, em Barcelona.

O projeto da Haas para a F1 foi desenvolvido entre as fábricas Banbury, na Grã-Bretanha, e Kannapolis, nos EUA, e também com a assistência da fabricante italiana de chassis Dallara.

A última equipe americana na Fórmula 1 foi estabelecida numa colaboração técnica com a Ferrari, e usará as unidades de potência, caixas de câmbios e vários componentes da montadora italiana.

Depois de meses de especulação, as fotos confirmaram uma pintura cinza, preta e vermelha.

A Haas explicou que a origem do nome ‘VF-16’ refere-se à primeira máquina produzida pela Haas Automation, a ‘VF-1’, com o ‘V’ significando vertical, uma designação industrial para usina vertical.

Gene Haas, fundador da empresa, adicionou F1 para designar o carro como o ‘Very First One’ ou em português ‘Primeiro de Todos’.

“Quando você ouve ‘F1’ você sabe exatamente o que é – uma categoria de corrida global que é vitrine para as últimas tecnologias e atrai os melhores talentos em engenharia e design”, disse Haas.

“A Haas Automation tem uma reputação excelente nos Estados Unidos e eu quero que esta reputação cresça mundialmente”.

“Conectando a Haas Automation com a F1 em nome e na prática é a melhor maneira de crescer nosso negócio e elevar a Haas Automation para uma marca global e premium”.

Romain Grosjean e Esteban Gutierrez foram recrutados para correr para a equipe em 2016, com o francês prestes a estrear o carro quando os testes começarem na segunda-feira de manhã.

A Haas completou voltas de instalação em Barcelona no sábado.

Fotos e vídeo da Haas VF-16