Guia F1 2018: Haas vai brigar para estar no pelotão intermediário

A pré-temporada da Fórmula 1 chegou ao fim. Foram meses de espera até que os carros alcançassem o Circuito de Barcelona-Catalunha para as primeiras impressões de 2018.

E com o fim dos testes na Espanha, a etapa inaugural de 2018 se aproxima rapidamente. Dia 25 de março, na madrugada, teremos a largada do aguardado Grande Prêmio da Austrália realizado no lindíssimo Albert Park.

A F1Mania preparou um guia para “esquentar os motores” rumo à corrida em Melbourne. E pra começar, a americana ‘Haas F1 Team’.

 

Haas F1 Team

Estreando na categoria em 2016, a Haas F1 Team é a única equipe americana do grid da F1, estabelecida na cidade de Kannapolis na Carolina do Norte nos EUA.

Após a “falência” da Marussia F1 Team na temporada de 2014, Gene Haas comprou a sede da equipe em Banbury além de fechar parceria com a Dallara para projetar seu chassi e a Ferrari para entrar com as unidades de potência. Gunther Steiner, ex-diretor técnico da Jaguar e Red Bull, foi contratado como chefe de equipe.

Haas - VF18- 2018
Foto: Divulgação

Em suas duas temporadas na F1 (2016 e 2017) a Haas disputou 42 grandes prêmios marcando 76 pontos. Tem uma P5 como melhor resultado conseguido em 2016 no GP do Bahrain com Romain Grosjean.

Equipe: Haas F1 Team
Sede: Kannapolis, EUA
Carro: VF-18
Motor: Ferrari
Vitórias: 0 (melhor resultado: 5º lugar)
Poles: 0
Voltas rápidas: 0
Chefe de equipes: Gene Haas; Guenther Steiner; Rob Taylor (técnico)
Pilotos atuais: Romain Grosjean (#8); Kevin Magnussen (#20)

Kevin Magnussen E Romain Grosjean - Haas - Barcelona
Foto: AFP PHOTO / JOSE JORDAN

Para 2018 é esperado uma grande evolução da Haas comparada com a temporada de 2017. A equipe receberá motores atualizados da Ferrari o que certamente trará um bom avanço. Nos testes em Barcelona a Haas teve uma boa regularidade, em longos e curtos stints, com boa confiabilidade.

Veja: Haas apresenta imagens do “VF-18” para a temporada 2018 da Fórmula 1

“O carro está muito agradável. O sentimento positivo que tive no começo ainda permanece, e estou adorando poder guiá-lo”, disse Grosjean após o teste de Barcelona.

Espera-se uma grande briga no pelotão intermediário: Mercedes, Ferrari e Red Bull estão à frente. A briga por trás das três grandes está longe de ser clara. Renault, Force India, McLaren e Toro Rosso parecem levar ligeira vantagem no pelotão do meio mas não dá pra descartar a Williams, Sauber e Haas.

A temporada da F1 2018 começa no dia 22 de março (quinta-feira) com o primeiro treino livre na Austrália às 22h00.

 

Confira os horários da F1 na Austrália, sempre em TEMPO REAL com a F1Mania (horários de Brasília):

Dia 22 março (quinta-feira): Treino Livre 1 (22h às 23h30)
Dia 23 março (sexta-feira): Treino Livre 2 (02h às 03h30)
Dia 24 março (sábado): Treino Livre 3 (00h às 01h)
Dia 24 março (sábado): Qualificação (03h às 04h)
Dia 25 março (domingo): Corrida (largada às 02h10)

 

Pré-temporada 2018 F1 – Tempos combinados:

1) Sebastian Vettel (Ferrari) 1m17.182s / Pneus HS
2) Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m17.221s / Pneus HS
3) Fernando Alonso (McLaren-Renault) 1m17.784s / Pneus HS
4) Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) 1m18.047s / Pneus HS
5) Carlos Sainz Jr (Renault) 1m18.092s / Pneus HS
6) Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) 1m18.360s / Pneus SS
7) Pierre Gasly (Toro Rosso-Honda) 1m18.363s / Pneus HS
8) Lewis Hamilton (Mercedes) 1m18.400s / Pneus US
9) Romain Grosjean (Haas-Ferrari) 1m18.412s / Pneus US
10) Valtteri Bottas (Mercedes) 1m18.560s / Pneus US
11) Nico Hulkenberg (Renault) 1m18.675s / Pneus HS
12) Stoffel Vandoorne (McLaren-Renault) 1m18.855s / Pneus HS
13) Brendon Hartley (Toro Rosso-Honda) 1m18.949s / Pneus HS
14) Esteban Ocon (Force India-Mercedes) 1m18.967s / Pneus HS
15) Charles Leclerc (Sauber-Ferrari) 1m19.118s / Pneus HS
16) Sergey Sirotkin (Williams-Mercedes) 1m19.189s / Pneus S
17) Marcus Ericsson (Sauber-Ferrari) 1m19.244s / Pneus HS
18) Robert Kubica (Williams-Mercedes) 1m19.629s / Pneus SS
19) Sergio Perez (Force India-Mercedes) 1m19.634s / Pneus HS
20) Max Verstappen (Red Bull-Renault) 1m19.842s / Pneus S
21) Lance Stroll (Williams-Mercedes) 1m19.954s / Pneus S
22) Nikita Mazepin (Force India-Mercedes) 1m25.628s / Pneus M

Pneus: HS (hipermacios), SS (supermacios), US (ultramacios), S (macios), M (médios)

 

Número de voltas e distância percorrida por piloto(km):

1. Sebastian Vettel /643 Voltas / Km 2992,74
2. Valtteri Bottas /584 Voltas / Km 2717,601
3. Lewis Hamilton /456 Voltas / Km 2122,271
4. Pierre Gasly /452 Voltas / Km 2102,963
5. Carlos Sainz Jr /444 Voltas / Km 2065,956
6. Max Verstappen /419 Voltas / Km 1950,108
7. Marcus Ericsson /411 Voltas / Km 1913,101
8. Kevin Magnussen /380 Voltas / Km 1768,291
9. Charles Leclerc /375 Voltas / Km 1745,765
10. Esteban Ocon /372 Voltas / Km 1731,284
11. Brendon Hartley /370 Voltas / Km 1721,63
12. Daniel Ricciardo /364 Voltas / Km 1694,277
13. Sergey Sirotkin /354 Voltas / Km 1647,616
14. Nico Hulkenberg /351 Voltas / Km 1633,135
15. Lance Stroll /343 Voltas / Km 1596,128
16. Stoffel Vandoorne /336 Voltas / Km 1563,948
17. Sergio Perez /317 Voltas / Km 1475,453
18. Romain Grosjean /314 Voltas / Km 1460,972
19. Kimi Raikkonen /286 Voltas / Km 1330,643
20. Fernando Alonso /263 Voltas / Km 1224,449
21. Robert Kubica /122 Voltas / Km 567,977
22. Nikita Mazepin /22 Voltas / Km 102,976

 

Número de voltas e distância percorrida por equipe (km):

1. Mercedes /1040 Voltas / Km 4839,872
2. Ferrari /929 Voltas / Km 4323,383
3. Toro Rosso /822 Voltas / Km 3824,593
4. Williams /819 Voltas / Km 3811,721
5. Renault /795 Voltas / Km 3699,091
6. Sauber /786 Voltas / Km 3657,257
7. Red Bull /783 Voltas / Km 3642,776
8. Force India /711 Voltas / Km 3308,104
9. Haas /694 Voltas / Km 3229,263
10. McLaren /599 Voltas / Km 2786,788

 

Número de voltas e distância percorrida por motor (km):

1. Mercedes /2570 Voltas / Km 11958,088
2. Ferrari /2409 Voltas / Km 11209,903
3. Renault /2177 Voltas / Km 10130,264
4. Honda /822 Voltas / Km 3824,593