Franz Tost: Toro Rosso teve a sua melhor pré-temporada

Franz Tost, chefe de equipe da Toro Rosso, diz a equipe experimentou sua melhor pré-temporada desde a temporada de estreia em 2006.

Nas últimas duas semanas, Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. conseguiram completar 1.049 voltas no Circuito da Catalunha, tornando a Toro Rosso a segunda equipe mais produtiva depois da Mercedes.

Essa façanha se seguiu após um período de inverno agitado devido a uma decisão tardia sobre qual motor utilizar em 2016.

A equipe trabalhou no desenvolvimento do STR11 até ao último momento, o que resultou num carro rodando com uma pintura temporária durante a primeira semana de testes.

“Foi uma surpresa positiva”, disse Tost. “Para ser honesto, não esperávamos fazer tantas voltas após os últimos dois, três meses, porque realmente tivemos que trabalhar duro para terminar o carro a tempo”.

“A primeira vez que vi a nossa caixa de marchas e como ela está montada no carro, eu disse: ‘Como podemos verificar a confiabilidade?’ Não se pode mais ver os cabos e os tubos, porque tudo está coberto. Felizmente funcionou bem até agora, mas também temos de prová-la nas corridas. Mas, no momento, devo dizer que do ponto de vista da confiabilidade, que estou muito satisfeito”.

“Até agora tivemos a melhor preparação, desde que a Toro Rosso existe”, Tost continuou. “Porque demos muitas voltas e reunimos muitos dados. Da parte dos pilotos, do lado da engenharia e também da perspectiva da equipe, acho que chegamos a um nível muito bom”.

“Como sabem, o nosso objetivo é terminar em quinto lugar no campeonato de construtores e se queremos alcançar isso, temos de ter um bom desempenho em todas as corridas, temos que marcar pontos em todas as corridas e, às vezes, com sorte, também ter um destaque, que seria uma posição entre os cinco primeiros”.