FIA publica novas regras do treino classificatório

A FIA fez uma revisão nas regras esportivas da Fórmula 1 para refletir as controversas mudanças no formato de classificação.

O novo sistema eliminatório agora estará em vigor desde o GP da Austrália, abertura da temporada 2016, apesar das sugestões de Bernie Ecclestone de que sua introdução poderia ser adiada por causa de problemas logísticos.

A entidade aprovou um formato eliminatório revisado para esta temporada em uma reunião do Conselho Mundial de Automobilismo no dia 4 de março.

O formato mantém três períodos separados da classificação ao longo de uma hora, mas agora elimina os carros mais lentos em intervalos de 90 segundos durante a segunda metade de cada parte.

Após revisões no Artigo 33 do regulamento esportivo da F1, o procedimento funcionará assim:

– O Q1 terá 16 minutos. Todos os carros podem entrar na pista. O piloto mais lento será eliminado depois de 7 minutos e deve retornar ao pit-lane.
– O mesmo procedimento se aplica aos 8m30s, 10m0s, 11m30s, 13m0s e 14m30s até que restem 16 carros.
– No fim do Q1, todos os pilotos restantes podem completar uma volta rápida se tiverem cruzado a linha a tempo.
– Quando essas voltas forem completadas e a classificação estabelecida, o piloto mais lento será eliminado, deixando 15 para disputar o próximo estágio.

– O Q2 terá 15 minutos. Todos os carros restantes podem entrar na pista. O piloto mais lento será eliminado depois de 6 minutos e deve retornar ao pitlane.
– O mesmo procedimento se aplica aos 7m30s, 9m0s, 10m30s, 12m0s e 13m30s até que restem 9 carros.
– No fim do Q2, todos os pilotos restantes podem completar uma volta rápida se tiverem cruzado a linha a tempo.
– Quando essas voltas forem completadas e a classificação estabelecida, o piloto mais lento será eliminado, deixando 8 para disputar a fase final.

– O Q3 terá 14 minutos. Os oito carros restantes podem entrar na pista. O piloto mais lento será eliminado depois de 5 minutos e deve retornar ao pitlane.
– O mesmo procedimento se aplica aos 6m30s, 8m0s, 9m30s, 11m0s e 12m30s até que restem 2 carros.
– No fim do Q3, os dois pilotos restantes podem completar uma volta rápida se tiverem cruzado a linha a tempo.
– Quando essas voltas forem completadas, a classificação final será estabelecida.

As regras que a FIA publicou também afirmam: “O procedimento é baseado nos 22 carros que podem participar oficialmente do evento. Se 24 carros participarem, oito serão excluídos após o Q1 e o Q2. Se 26 carros participarem, nove serão excluídos após o Q1 e o Q2”.

“Se for necessário, os intervalos entre as sessões e eliminações serão ajustados a fim de garantir que o Q3 permaneça inalterado”.