FIA permite que as equipes instalem retrovisores no halo

A FIA anunciou que as equipes podem montar seus retrovisores no dispositivo de segurança halo, desde que cumpram os regulamentos.

As atuais asas traseiras levaram alguns pilotos a afirmarem que ficou mais difícil enxergar os rivais através dos retrovisores, enquanto a Ferrari “enterrou” seus espelhos em uma tentativa de encontrar alguns ganhos aerodinâmicos.

Uma maior exploração dos ganhos aerodinâmicos pode se tornar generalizada agora que a FIA permitiu que as equipes montem seus espelhos no halo. Algo que é restritamente proibido, trata que os retrovisores devem ser instalados ou no chassi ou no halo, nunca nos dois.

O chefe técnico da FIA, Nikolas Tombazis, disse em um comunicado às equipes: “Esperamos que vocês possam nos garantir que a instalação seja suficientemente rígida para garantir que o espelho não vibre muito, o que limitaria a visibilidade do piloto.

“Não aceitaremos a montagem com retrovisores duplos (halo e célula de sobrevivência tradicional), pois isso pode causar atrasos caso uma equipe de resgate precise remover o halo após um acidente.

“Não aceitaremos um cabo ou conectores que passem pela carenagem do halo, portanto no caso raro em que uma equipe seja solicitada a montar câmeras nos espelhos (posição 1 do Desenho 6 dos Regulamentos Técnicos), essa equipe teria que recorrer, em usar uma instalação no chassi ou no conjunto lateral.”