FIA aprova duas novidades para a temporada de 2017

Durante a reunião do Conselho Mundial da FIA realizada hoje em Paris, duas novidades foram definidas a serem implementadas a partir de 2017 na Fórmula 1.

Uma refere-se a um novo procedimento de largada em casos de pista molhada em que o Safety Car faz-se necessário e a outra é a prevenção que os pilotos acumulem motores novos.

– Um novo procedimento em relação de largadas em pistas molhadas foi aceito. A partir de 2017, se um Safety Car é necessário no começo da corrida por conta da pista molhada, uma largada parada normal será realizada uma vez que a pista seja considerada segura para a corrida. O processo verá o Safety Car retornar aos boxes e os carros pararem no grid para a largada.

– Durante um único evento, se um piloto usa mais de um motor que está sujeito a penalização, apenas o último motor pode ser usado nos eventos subsequentes sem novas penalizações. Isto é para impedir que os pilotos acumulem motores novos.
O último ponto visa prevenir que casos como os de Lewis Hamilton e Fernando Alonso no GP da Bélgica se repitam a partir da próxima temporada, quando os dois pilotos decidiram usar vários motores diferentes para que tivessem novos motores para as etapas seguintes tomando somente uma punição.