Dia 7 – Barcelona: Em manhã com surpresas, Raikkonen lidera

Uma surpresa e tanta nesta manhã foi a presença da proteção de cabeça, assim como o novo regulamento, tem deixado pilotos e fãs da categoria de ‘cabelo em pé’. O piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, foi o primeiro a utilizar a proteção de cabeça nesta manhã. O uso do ‘Halo’, como é chamada a proteção, deve ser acrescentado apenas em 2017, porém hoje de manhã tivemos uma prévia e não agradou.

Raikkonen entrou para pista com pneus macios e apresentou um ótimo desempenho batendo o tempo de Nico Rosberg de terça-feira. A experiência foi além, foi para os boxes e voltou com ultramacio, e mesmo pegando tráfego logo na primeira volta quase conseguiu bater seu tempo na volta anterior – 1m:23:009 – e concluiu a volta com 1m:23:050.  Kimi continuou com os ultramacio e terminou essa primeira parte dos testes na casa do 1m:22, mais de 1s à frente de Nico Hulkenberg,também de ultramacio, segundo colocado.

Max Verstappen, também com ultramacio, colocou a Toro Rosso no ‘top 3’, seguido pela Mercedes de Nico Rosberg em quarto. A Sauber de Felipe Nasr parece que não teve problemas e com pneus macios ficou entre os cinco primeiros.

Fernando Alonso, que apresentou uma grande melhora com o carro da McLaren Honda ficou atrás do brasileiro e ‘abusou’ também dos pneus ultramacio. A primeira parte dos treinos terminou mais cedo devido a bandeira vermelha causada por Grosjean, piloto da Renault, que foi parar na barreira de pneus.