Dia 1 – Barcelona: Vettel lidera primeiro dia da pré-temporada

Sebastian Vettel e a Ferrari ditaram o ritmo no primeiro dia de testes da pré-temporada no Circuito da Catalunha, em Barcelona, à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes, que conseguiu completar a distância de duas corridas.

Vettel trabalhou para cravar 1:24.939 assim que o traçado úmido secou, cravando o melhor tempo de pneus médios.

Hamilton terminou a apenas meio segundo de distância, também nos pneus médios, mas conseguiu completar 156 voltas durante o dia.

A quilometragem de Hamilton, 726km, superou o dia de abertura dos trabalhos do antecessor do W07, que completou 695km em seu primeiro dia na pista.

Daniel Ricciardo estreou o Red Bull RB12 logo após a primeira sessão de fotos em estúdio ser divulgada, ficando à frente do rival Valtteri Bottas, da Williams.

Apenas um segundo cobriu as quatro melhores equipes, que ficaram nas quatro primeiras posições do campeonato do ano passado, com uma vantagem considerável para os carros de trás.

O piloto de desenvolvimento da Force India, Alfonso Celis Jr., e Jenson Button, da McLaren, melhoraram no final da sessão com pneus macios para conquistar a quinta e sexta posições, respectivamente.

Button completou confortavelmente a distância de uma corrida com seu motor Honda, e praticamente alcançou a quilometragem que a sua equipe acumulou nos primeiros quatro dias de testes do ano passado.

Carlos Sainz Jr. completou as primeiras voltas na sua Toro Rosso de pintura azul em solo caseiro, depois de sua equipe correr para preparar um carro que coubesse o motor da Ferrari durante o inverno europeu.

Marcus Ericsson foi o único piloto a usar um carro de 2015, com a Sauber usando apenas uma pintura alterada no primeiro teste devido às alterações no calendário feitas na parte final do ano passado.

A Sauber está planejando estrear o novo C35 na próxima semana.

A Manor confiou ao atual campeão do DTM, Pascal Wehrlein, a responsabilidade de estrear o MRT05, com seu companheiro novato Rio Haryanto aguardando por sua oportunidade.

Depois de um ‘shakedown’ no fim de semana, a Haas iniciou sua preparação em pista para a sua temporada de estreia na Fórmula 1, com Romain Grosjean no volante do VF-16.

Os esforços de Grosjean foram atrapalhados por uma falha na asa dianteira durante a parte da manhã, mas a equipe colocou de lado o problema e retornou à pista de tarde.

Grosjean terminou o primeiro dia de ação com 26 voltas, pouco menos do que a metade de voltas da corrida neste circuito, com a melhor volta cerca de três segundos mais lenta do que a cravada pelo líder Vettel.

Jolyon Palmer colocou de volta a equipe de fábrica da Renault na pista, que focou seu dia em checagem de sistemas, resultando num déficit de quatro segundos e meio para a liderança.

Os testes da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona continuam nesta terça-feira.