Bottas revela “perturbação” com rumores sobre seu futuro na Ferrari

Valtteri Bottas afirma que a especulação sobre uma mudança dele para a Ferrari no ano passado foi “perturbadora”, afetando sua concentração e resultados. O finlandês foi apontado como um potencial sucessor de Kimi Raikkonen, antes dos italianos terem optado por manter seu compatriota para 2016.

Bottas permaneceu na Williams: em 2015 ele terminou em quinto lugar no campeonato de pilotos, um lugar pior do que na temporada anterior. “Foi o momento mais perturbador da minha carreira até agora”, disse Bottas ao site da revista ‘Autosport’.

“Eu pude realmente sentir o que a mídia pode fazer, eles continuam fazendo as mesmas perguntas a cada corrida. Mesmo na rua, as pessoas comuns perguntam sobre a mesma coisa o tempo todo”, prosseguiu.

“Não é o ideal, porque quando você vai para um fim de semana de corrida, a única coisa que você quer ter em sua mente é como obter o resultado perfeito. Quando há rumores como este, torna-se mais difícil. Não ajuda, mas assim é a Fórmula 1. Eu acho que tudo correu bem, com certeza (isso) não ajudou nos resultados e concentração, mas eu não acho que afetou tanto assim”, completou Bottas.

A visão da Williams sobre o que Bottas enfrentou

O diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, sentiu que a especulação teve impacto no desempenho do finlandês. “Eu queria que não tivesse acontecido, porque eu acho que isso afetou ele. Mas Valtteri superou tudo e se recuperou”, comentou.

O piloto finlandês considera esse cenário como uma boa experiência de aprendizagem. “Foi uma boa experiência para mim. Eu ainda espero ter uma longa carreira pela frente e haverá provavelmente muita especulação por vir, talvez em 2016. Fui bem preparado para lidar com isso. Agora eu estive nessa situação, eu acho que é provavelmente bom a longo prazo”, concluiu.