Honda espera que a McLaren chegue ao Q3 em 2016

O chefe de automobilismo da Honda, Yasuhisa Arai, espera que a montadora faça progressos suficientes com a sua unidade de potência para permitir a McLaren chegar ao Q3 durante a temporada de 2016.

A McLaren e Honda sofreram uma parceria desastrosa em 2015, marcando apenas 27 pontos, e deixando a equipe em nono das dez equipes, como resultado de problemas persistentes de confiabilidade e desempenho do motor.

Fernando Alonso e Jenson Button não conseguiram chegar ao Q3 em nenhuma corrida do ano passado, marcando suas melhores posições no grid em 11º e 12º, respectivamente, mas Arai está otimista de que terão resultados mais fortes em 2016.

“Queremos resolver os problemas do ERS e de confiabilidade antes de Melbourne”, explicou Arai, quando perguntado sobre metas realistas da Honda à frente da nova temporada. “Como uma equipe, muito honestamente, queremos entrar no Q3 – isso sendo muito honesto”.

Arai, no entanto, continua cauteloso em estabelecer muitos objetivos antes dos testes de pré-temporada começarem.

“Você sabe que, antes dos testes de inverno (em 2015), eu disse algumas coisas sobre pódios e todos disseram que eu tinha uma boca grande!” Arai lembrou, depois de ter se vangloriado sobre o potencial antes dos testes da Honda.

“Espero que possamos chegar ao pódio, mas não posso dizer agora quando ou em qual corrida. Todos – não somente eu – esperam estar em uma boa posição, então o primeiro passo é entrar no Q3”.