Santa Cruz do Sul recebe F-3 Brasil para a quinta etapa da temporada de 2017

Na segunda prova fora do estado de São Paulo no ano, luta pela liderança na Academy esquenta, enquanto briga na categoria principal é pelo segundo lugar

Após uma sequência de três etapas no estado de São Paulo, a categoria mais rápida do Brasil desembarca no Rio Grande do Sul neste sábado, dia 19, para a disputa da quinta etapa do campeonato da F-3 Brasil, nas categorias principal e Academy, no autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.

O circuito tem extensão de 3.531 metros e alterna curvas de alta, média e baixa velocidade. Essa variação torna a pista uma das mais desafiadoras e prazerosas da temporada. Vale lembrar que, em 2017, a categoria passou por Paraná (em Curitiba) e São Paulo (duas vezes pelo autódromo de Interlagos, na capital paulista, e outra por Velo Città, em Mogi Guaçu).

Na categoria principal, a grande disputa é pelo segundo lugar. Guilherme Samaia, líder absoluto com 110 pontos e vencedor de sete, das oito corridas disputadas até o momento, vê seus rivais Giuliano Raucci e Murilo Coletta disputarem ponto a ponto a vice-liderança da competição. Ambos estão empatados com 66 pontos, mas Murilo leva vantagem nos critérios de desempate por ter vencido uma prova logo na rodada de abertura da competição, em Curitiba-PR.

“As vitórias são consequências de um trabalho bem feito com a equipe. Estou em meu segundo ano, conheço bem as equipes e os carros. É aproveitar que a gente tem essa chance e lutar para evoluir bastante para competir no exterior depois”, afirmou Samaia.

Já na categoria Academy, Igor Fraga quer manter seu momento de reação. Vice-líder do campeonato com 84 pontos, ele está nove atrás do líder Marcel Coletta e tenta aproveitar a boa fase – já que venceu na rodada dupla em Interlagos – para assumir a liderança do campeonato. Na temporada, Fraga tem quatro triunfos, contra três de Marcel.

“De pouco em pouco, estou conseguindo encostar na ponta do campeonato. O objetivo é tentar assumir a liderança em algumas etapas”, avaliou Fraga.

A disputa em Santa Cruz do Sul vai contar com duas corridas, ambas no sábado. No dia anterior, os pilotos vão para a pista para os treinos livres e a classificação.

Após esse fim de semana, restarão apenas mais três rodadas para o encerramento da temporada.

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (18/8)
10h – 10h30: Treino livre 1
11h40 – 12h10: Treino livre 2
14h – 14h30: Treino livre 3
15h40 – 16h: Classificação

Sábado (19/8)
9h30 – 10h: Corrida 1
11h55 – 12h25: Corrida 2

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

F-3 Brasil

1-) Guilherme Samaia – 110 pontos

2-) Murilo Coletta – 66

3-) Giuliano Raucci – 66

4-) Artur Fortunato – 37

5-) Pedro Caland – 24

6-) Airton Santos – 17

7-) Leonardo de Souza – 14

8-) Vitor Baptista – 9

 

F-3 Academy

1-) Marcel Coletta – 93 pontos

2-) Igor Fraga – 84

3-) Enzo Elias – 63

4-) Léo Barbosa – 48

5-) Pedro Goulart – 42

6-) Rafael Barranco – 9

7-) Renan Pietrowski – 5