Samaia e Fraga saem na frente na etapa de Londrina da F-3 Brasil

Líderes das categorias principal e Academy não deram chances para os principais adversários nesta sexta-feira

Guilherme Samaia, na categoria principal, e Igor Fraga, na Academy. Esses são os dois pilotos a serem batidos na etapa de Londrina (PR), a sexta da temporada da F-3 Brasil. Não apenas por lideraram suas respectivas categorias no campeonato. Mas por terem sido os mais velozes durante todas as atividades de pista na cidade paranaense nesta sexta-feira (15), principalmente no treino classificatório. Resultado: cravaram a pole position para a primeira prova deste fim de semana.

Dominante durante toda a temporada, Samaia mostrou na pista desde o início que não quer dar chances para seus adversários, principalmente para Giuliano Raucci, seu principal rival na luta pelo título. Assim, sempre com Raucci em seu encalço, liderou todas as atividades. No treino classificatório, logo obteve a melhor volta, com 1m06s066. Uma marca bem superior aos demais pilotos. Deu até para entrar nos boxes mais cedo para economizar pneus.

Raucci até tentou se aproximar, mas não conseguiu, marcando 1m06s696.

“Focamos em utilizar um jogo de pneu só, por isso acabei antes. Com os treinos que tínhamos feito mais cedo, me senti confortável em não usar os dois jogos. A pista melhorou no fim, acho que perdemos um pouco nisso. Mas foi uma experiência boa para eu aprender e me adaptar a ter um certo número de voltas e um tempo limitados. Decidimos isso para eu aprender e acertar isso. O tempo foi bom, mas nem tanto. Estou desapontado com isso. Queria entrar na casa dos cinco segundos. Vamos ver o que precisa melhorar”, avaliou Samaia.

Vale lembrar que Samaia já pode garantir o título em Londrina, mesmo com outras duas etapas restantes. Com 132 pontos no campeonato, precisa marcar 21 a mais do que Raucci (93). Assim, abriria 60 de vantagem e não poderia ser mais ultrapassado. O atual líder do campeonato leva vantagem nos critérios de desempate por ter mais vitórias: 8 a 1.

Já na categoria Academy, Igor Fraga tem mantido o bom momento. Com quatro vitórias seguidas e na ponta do campeonato, ele também não deu chances aos adversários, ficando com o terceiro lugar geral no treino, com 1m07s218.

“Como é a primeira vez que corro aqui, a temperatura não foi tanto uma barreira. Tive de fazer tudo do zero. Desde o primeiro treino, com o engenheiro da equipe, fomos acertando o carro. O fim do segundo treino livre já foi muito bom. Tentei andar no limite e consegui acertar uma volta boa. Não tivemos problemas, aproveitamos todos os treinamentos. Fechamos com chave de ouro. Vamos nos manter focados. Queria agradecer à equipe e aos patrocinadores”, declarou Igor.

A largada da primeira corrida deste sábado, em Londrina, acontece às 10h20. Já a segunda prova começa às 14h30.

 

Confira o grid de largada:

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A – Cesário F3) – 1m06s066

2-) 112 Giuliano Raucci (F3A – RDC Motorsport) – a 0.630

3-) 54 Igor Fraga (F3B – PropCar Racing) – a 1.152

4-) 62 Leo de Souza (F3A – Kemba Racing) – a 1.676

5-) 73 Enzo Elias (F3B – Hitech Racing) –  a 2.765

6-) 17 Rafael Vitor Grandi (F3A – Cesário F3) – a 2.887

7-) 55 Leo Barbosa (F3B – PropCar Racing) – a 3.374

8-) 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) – a 6.953

9-) 28 Pedro Saderi (F3B – Cesário F3)  – não marcou tempo