FIA impede participação de Nelsinho Piquet na etapa de Pau

A FIA negou a inscrição de Nelsinho Piquet para fazer seu retorno ao campeonato de Fórmula 3 no GP de Pau deste fim de semana, devido à experiência do brasileiro no automobilismo.

Piquet competiu pela última vez na F-3 em 2004 e desde então competiu na GP2, Fórmula 1, NASCAR e o WEC (Campeonato Mundial de Endurance), bem como conquistou o título mundial da Fórmula E em sua temporada inaugural.

Nelsinho planejava competir em Pau pela Carlin, tendo em vista disputar o GP de Macau, mas a FIA impediu sua inscrição.

“Não podemos negar que ficamos felizes que um piloto com o talento e as conquistas de Nelsinho Piquet expressou desejo de correr no Campeonato Europeu de F-3 numa corrida prestigiosa como Pau”, disse o presidente da comissão de monopostos Stefano Domenicali.

“No entanto, precisamos manter em mente o espírito do Campeonato – como um dos primeiros passos na escada para a F1. Sendo assim, decidimos que não poderíamos aceitar a inscrição apresentada pela Carlin”.

“Esta temporada a FIA introduziu um novo critério de elegibilidade com a intenção especifica de definir as características do Campeonato Europeu de F-3 mais precisamente. A decisão de hoje é uma consequência lógica destas medidas”.