Pipo Derani leva sua equipe à vitória das 24 Horas de Daytona

Uma vitória soberba em sua primeira experiência em Daytona foi a recompensa para Pipo Derani após sua melhor performance em sua curta carreira no endurance, neste domingo (31), durante a famosa 24 Horas de Daytona, na Flórida (EUA).

Após largar em segundo na categoria Protótipos, Derani assumiu a liderança da 54ª edição da corrida na primeira curva e começou a construir a base para a brilhante vitória com o Tequila Patrón ESM Ligier JS P2 Honda #2, que ele dividiu com os companheiros Scott Sharp, Ed Brown e Johannes van Overbeek.

Foi uma corrida que Derani e a equipe Tequila Patrón ESM lideraram em boa parte, mostrando uma brilhante estratégia da equipe norte-americana. Derani foi parte integrante da vitória, que foi a primeira de um carro da categoria LMP2 na história da corrida. Com uma batalha épica contra os rivais o Tequila Patrón ESM Ligier JS P2 Honda #2 não apresentou falhas e liderou vários períodos da corrida.

Dando continuidade às boas atuações nas corridas de endurance, Derani destacou-se com uma sequência de excelentes stints a bordo do Ligier JS P2 Honda, que esteve na briga pela vitória durante toda a disputa. Vários meios de comunicação destacaram a performance do brasileiro como impecável.

Com duas horas para o final, Derani foi atrás do então líder Rick Taylor e imediatamente foi reduzindo a vantagem em busca da vitória épica. Mostrando a mesma pilotagem perfeita que o levou à liderança no início da corrida, ele ultrapassou Taylor e assumiu a liderança, abrindo boa vantagem logo na sequência. O brasileiro recebeu a bandeirada 26 segundos à frente dos vice-campeões.

Com a vitória, Derani tornou-se o quinto brasileiro a ser campeão das 24 Horas de Daytona, que já tinham sido conquistadas por Raul Boesel, Christian Fittipaldi, Oswaldo Negri e Tony Kanaan. Para fechar o final de semana perfeito, Pipo ainda marcou a melhor volta da prova, com 1min39s192.

Com a palavra, Pipo Derani:

“É difícil encontrar as palavras, mas estou muito feliz por vencer em minha primeira corrida na América do Norte e fazer isso aqui na Rolex 24 Horas de Daytona é inacreditável”, declarou o paulista de 22 anos.

“Que corrida e que performance da equipe Tequila Patrón ESM. Os pit stops foram fantásticos e o trabalho da equipe excepcional. Foi um começo brilhante para a temporada 2016 e isso mostra que temos muito pela frente, com outros desafios como Sebring, o FIA WEC e, claro, Le Mans”, continuou.

“Foi uma corrida muito difícil, mas o Tequila Patrón ESM Ligier JS P2 Honda #2 foi excelente durante as 24 Horas. Conseguimos assumir a liderança no começo e depois, durante os meus stints, fiz bons progressos e fomos consistentes. As últimas duas horas foram muito intensas. A sensação quando recebi a bandeirada foi muito especial. Muito obrigada à equipe Tequila Patrón ESM, à Onroak, à OAK Racing e a todos que acreditaram em mim e me apoiaram”, finalizou Derani.

Próximo desafio

O próximo compromisso do brasileiro será nas 12 Horas de Sebring, também na Flórida, no dia 19 de março.